CD Projekt Red mentiu no gameplay de The Witcher 4? Entenda controvérsia envolvendo jogo

A temporada de anúncios da Summer Game Fest começou nesta terça-feira (3) com a State of Unreal, que teve uma apresentação envolvendo The Witcher 4, o aguardado jogo da CD Projekt Red. Durante a live, o estúdio polônes mostrou as primeiras imagens do game em ação, com um desenvolvedor no palco exibindo Ciri no mundo aberto de Kovir, incluindo até mesmo sua montaria e um vilarejo.

As belas imagens surpreenderam os jogadores e mostraram todo o poder da Unreal Engine 5, que está sendo utilizada para construir o game de mundo aberto. No entanto, a apresentação também gerou controvérsia online. Como o estúdio ficou famoso pelas polêmicas envolvendo o lançamento de Cyberpunk 2077, alguns jogadores destacaram que a demonstração não deveria ser levada tão a sério, pois poderia não representar o resultado final do game.

Mas, afinal, o gameplay de Witcher 4 exibido na State of Unreal é falso? Entenda o que aconteceu e o quanto as imagens representam o que o jogo pode ser no lançamento.

O gameplay de Witcher 4 é falso? Não é bem assim

A demonstração técnica exibida na State of Unreal mostrou cerca de 16 minutos de imagens de The Witcher 4 em ação. As imagens trazem Ciri explorando uma floresta, encontrando sua montaria e indo até uma cidade, com um desenvolvedor controlando certas partes do gameplay, que promete entregar 60 frames por segundo com ray tracing no PS5 base, lançado em 2020.

Em um comunicado enviado ao VGC, e também no material de divulgação, a CD Projekt Red esclareceu que todas as imagens exibidas nesta terça (03) fazem parte de uma demo técnica da Unreal Engine 5, e não representam o gameplay de The Witcher 4. Segundo a empresa, o objetivo é mostrar como o estúdio está trabalhando com a Epic Games para implementar tecnologia como o Nanite Foliage e Smart Objects no mundo aberto do game.

Imagens divulgadas também indicam que tudo faz parte de uma demo técnica, que não está inserida no gameplay de Witcher 4.

Apesar de não representar o gameplay de The Witcher 4, o estúdio também confirmou que as imagens da demonstração técnica foram produzidas com assets e tecnologias que estarão presentes no jogo final. “Esta é uma demonstração de tecnologia e uma primeira olhada na tecnologia de ponta que alimenta The Witcher 4 – mas não The Witcher 4 em si. Recursos atualmente indisponíveis para este título”, disse o porta-voz da CD Projekt Red.

Tech Demo pode não se converter em gameplay, mas representa o game podemos esperar do jogo

Apesar de a tech demo de The Witcher 4 não trazer gameplay do jogo em si, o conteúdo serve para representar o gameplay que o jogo pode ter no futuro. Considerando as imagens exibidas hoje, a tendência é que essa sequência não acabe se tornando parte jogável do produto final, mas já mostra tecnologias do título em ação.

Durante a palestra, por exemplo, um dos desenvolvedores confirmou que a região que vemos na tech demo, Kovir, poderá ser explorada no jogo final. Todos os elementos apresentados, como o uso de montaria e responsividade do mundo aberto, devem ser transportados para o jogo final.

Apesar de não exibir o gameplay final, as imagens mostram o que podemos esperar de The Witcher 4.

O mesmo também vale para os gráficos e o desempenho. Como o próprio estúdio disse, todas as imagens representam o game rodando em 60 frames por segundo em um PS5 base, o que também serve de validação como se tudo estivesse rodando em um sistema do tipo. Segundo a empresa, tudo que foi exibido serve como “a fundação para o próximo jogo da saga Witcher.”

Apesar de não ser um gameplay final, a tech demo foi criada no mundo de The Witcher 4 com as tecnologias que estarão presentes no jogo.

No entanto, toda a parte roteirizada da quest mostrada na apresentação não deve ser jogável no The Witcher 4 final. Além disso, como o jogo está muito distante do seu lançamento completo, existe muito espaço para a companhia realizar mudanças na experiência com o game, incluindo melhorias e, também, downgrades.

The Witcher 4 pode mudar muito até o lançamento final

Enquanto muitos jogadores estão desconfiados com a CD Projekt Red por causa do histórico do estúdio, uma coisa é fato: o game pode mudar muito do seu estado atual, mostrando na apresentação, até o lançamento, que pode rolar só depois de 2026. A roda pode girar para o lado positivo e, com a evolução da Unreal Engine 5, o título pode chegar mais otimizado do que o seu estado atual.

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Por outro lado, como problemas podem acontecer, o jogo também pode eventualmente receber downgrades, o que certamente renderia polêmicas. No entanto, como Witcher 4 está muito longe do lançamento, resta agora ficar no aguardo de mais informações para ver como o título evolui.