Google ‘turbina’ buscador com botão para pedir delivery e muito mais; confira

O Google anunciou, nesta terça-feira (10), uma série de melhorias na ferramenta de busca da empresa para o público nacional. As novidades foram apresentadas durante o evento Google for Brasil.

Os novos recursos ampliam a utilização dos AI Overviews, que são as respostas mais completas e personalizadas geradas pela inteligência artificial integrada ao mecanismo de busca. A partir de agora, eles serão integrados também com o Google Lens, que é a pesquisa por meio de fotos, vídeos, voz e texto usando a câmera do celular.

O que melhorou no Google Lens com IA?

Com o novo recurso, usuários brasileiros podem ver resultados de conteúdos capturados pelo Google Lens gerados e respondidos direto pelo AI Overviews. Para começar, é só tocar no ícone da câmera que fica na barra da pesquisa do Google ou no aplicativo do buscador em seu celular.

Na tela da câmera, é só tirar uma foto e selecionar “Pergunte sobre esta imagem” ou manter o botão pressionado e perguntar algo em voz alta. O conteúdo aparece na tela poucos segundos depois da solicitação.

Com essa integração, você pode apontar a câmera para um prédio e questionar a IA sobre o estilo arquitetônico dele, por exemplo, ou até tirar a dúvida se uma fruta está ou não madura por causa da coloração e aspecto.

A resposta normalmente inclui não só texto e imagens de acompanhamento, mas também links com as fontes consultadas para você se aprofundar no assunto, caso esteja interessado.

Leia também: Google AI Overview: saiba tudo sobre a inteligência artificial do buscador

O AI Overviews já está há cerca de um ano disponível em diferentes mercados, inclusive no Brasil para uso tradicional no buscador. Entretanto, o mecanismo eventualmente é criticado por causa de algumas respostas — algumas delas são tão incorretas que viraram meme por serem engraçadas, apesar de também perigosas.

Mais novidades no buscador para o Brasil

Fora a integração do AI Overviews com o Google Lens, a empresa também fez outros anúncios para o mercado brasileiro. Eles focam no oferecimento de ainda mais serviços embutidos diretamente no buscador.

A partir de agora, é possível comprar ingressos para jogos de futeabol pelo buscador em uma parceria com o Ingresse e o Futebolcard. Por enquanto, o recurso só vale para partidas do Campeonato Brasileiro nas Séries A e B;Os resultados de busca por passagens de ônibus ficaram mais completos graças a uma aliança com a Distribusion Technologies. Eles agora exibem informações como tipos de assentos e serviços disponíveis, como ar-condicionado, Wi-Fi e tipo de assento;Restaurantes que aceitam cartões de benefícios corporativos como forma de pagamento (como Alelo, Sodexo, Pluxee e iFood benefícios) foram atualizados para informar sobre esse suporte;O buscador ganhou um botão próprio para acelerar o pedido de retirada ou delivery de comida, válido para as plataformas iFood, Rappi, Anota.ai, Ola Click, Menu Dino, Goomer e McDonald’s.

Por fim, a Google anunciou ainda que vai capacitar 10 milhões de empresas no uso de ferramentas como o Perfil da Empresa no Google e utilização de ferramentas do Gemini. O projeto é uma aliança com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Sabia que o Google Fotos ganhou uma série de novos recursos com IA para comemorar os 10 anos de lançamento da ferramenta? Confira nesta matéria todas as novidades no app!