
12 jun Após lançamento polêmico, MindsEye sofre com pedidos de reembolso e frustração de jogadores
Jogos lançados “pela metade” não são uma novidade na indústria de games. Já tivemos casos absurdos como os de Concord e Cyberpunk 2077 — mas agora há outro concorrente na cidade. MindsEye, jogo do ex-Rockstar North Leslie Benzies, chegou recentemente aos consoles e PC, mas de forma desastrosa e com inúmeros bugs. Por conta disso, a própria PlayStation está liberando o reembolso do título na PS Store.
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Diversos relatos de jogadores pedindo o reembolso de MindsEye na PlayStation Store estão aparecendo em fóruns e nas redes sociais. Um dos casos veio através do Reddit, onde um usuário postou sua conversa com o suporte da Sony.
No seu pedido de reembolso, MasterOfMoogles1995 mencionou que o jogo “é anunciado no trailer oficial de lançamento com imagens de 60 FPS na versão Pro Enhanced, mas isso está incorreto”. Com a declaração, o suporte da gigante japonesa aceitou o pedido de reembolso, já que estão “cientes da otimização e estão investigando a situação”.
byu/MasterOfMoogles1995 inMindsEye
Em outro caso, desta vez na rede social X, WolfgangMishima publicou uma mensagem semelhante. A Sony disse ao jogador que normalmente não pode realizar reembolsos por jogos comprados na PS Store, mas que abriria uma exceção para ele.
Nessa situação, a PlayStation entende que WolfgangMishima enfrentou problemas com o jogo mesmo após a solução de problemas e está reembolsando a compra de MindsEye como um “gesto de boa vontade” em relação à sua conta.
Playstation refunded me Mindseye!!! pic.twitter.com/z3p21Tq29f
— Wolfgang (@WolfgangMishima) June 10, 2025
MindsEye foi lançado com problemas sérios de reprodução
MindsEye foi lançado na última terça-feira (10) para PS5, Xbox Series X|S e PC. Por ser um game de Leslie Benzies, bastante conhecido por ser produtor de jogos importantes da franquia GTA, as expectativas eram altas. Mas, certamente, foram frustradas.
Tudo começou com o embargo das análises, que convenientemente caiu exatamente no dia do lançamento do jogo — e, bem, a estreia foi um tanto desastrosa.
Inúmeros bugs e problemas de reprodução, tanto na versão de PC quanto de consoles, foram alguns dos problemas. No entanto, o estúdio Build a Rocket Boy está ciente disso e já prometeu uma atualização de hotfix para esta semana.
“Prezada comunidade, um sincero agradecimento a todos os nossos jogadores do primeiro dia. Sabemos que o lançamento do MindsEye não foi isento de desafios para alguns de vocês”, disse o estúdio no X. “No momento, nossa maior prioridade é o desempenho do jogo. Entendemos que os requisitos são altos e limitaram a experiência de muitos de vocês. Por isso, pedimos sinceras desculpas”.
— MindsEye (@MindsEyeGame) June 11, 2025
No Metacritic, a situação de MindsEye não melhora muito — na verdade, parece que é bem crítica. Por lá, o jogo do ex-Rockstar está classificado com uma média de apenas 31 pontos (baseada nas críticas do público).
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Build a Rocket Boy promete melhorias para MindsEye — mas primeiro no PC
Se você está se perguntando quando o update de MindsEye será lançado, saiba que ele está previsto para o “final desta semana no PC” — chegando o “mais rápido possível” posteriormente nos consoles.
A desenvolvedora emitiu um comunicado expressando frustração com os problemas técnicos enfrentados por parte dos jogadores. “Estamos de coração partido por nem todos os jogadores terem conseguido experimentar o jogo da forma como pretendíamos”, diz a nota.
A empresa afirmou que sua prioridade no momento é otimizar o desempenho e a estabilidade, garantindo que todos os usuários, independentemente do dispositivo, tenham acesso a uma experiência de alta qualidade.
Segundo o comunicado, as equipes trabalharam durante a noite para solucionar diversas falhas e identificaram que a maioria dos travamentos foi causada por um vazamento de memória, que afetou cerca de 10% dos jogadores.
A empresa desenvolveu uma correção emergencial (hotfix) para resolver esse problema — além de outras questões relatadas pela comunidade — e pretende lançá-la já no dia seguinte para PC. Nos consoles, o hotfix será disponibilizado assim que passar pelos processos de certificação da PlayStation e da Xbox.
Confira alguma das melhorias:
Melhorias iniciais de desempenho de CPU e GPU, juntamente com otimizações de memória;Dificuldade reduzida para o minijogo de RCP;Uma nova configuração para desabilitar ou modificar a Profundidade de Campo;Uma correção para um problema com controles ausentes nos minijogos MineHunter e Run Dungeon;Avisos pop-up para PCs que têm o Agendamento de GPU acelerado por hardware desabilitado e PCs com CPUs que apresentam possíveis problemas de travamento.
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