
25 jun IA da Polícia de SP supera a marca de 1 milhão de atendimentos
O sistema de inteligência artificial da Polícia Militar de São Paulo já atendeu mais de 1 milhão de chamadas por meio do número 190, anunciou a entidade nesta terça (24). Apelidada de “Mike”, a tecnologia é usada para despachar automaticamente ocorrências de perturbação do sossego.
Segundo a PM, o Mike ajudou a reduzir significativamente o número de atendimentos humanos destinados a situações de menor urgência — como reclamações de barulho. Agora, essas ocorrências são redirecionadas ao canal automatizado, o que desafoga a linha principal e permite que os operadores humanos se concentrem em casos mais críticos.
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“O redirecionamento das ocorrências de barulho para o ‘Mike’ trouxe redução no tempo de resposta para chamadas de emergência”, afirmou o coronel Carlos Alexandre Marques, chefe do Centro de Operações da PM (Copom). “Esses atendimentos passaram a priorizar os casos críticos, com consequente aumento da efetividade do serviço”, completou.
O sistema “Mike” registra ocorrências de perturbação de sossego automaticamente. (Imagem: SSP/Divulgação)
Mike atende até 300 chamados por vez
O sistema é capaz de lidar com múltiplas chamadas simultaneamente, registrando até 300 ocorrências de perturbação ao mesmo tempo. A automação também reduziu o número de desistências por espera prolongada, já que os atendimentos são processados com mais agilidade.
O Mike foi inaugurado em junho de 2024. O atendente do 190 recebe a ligação e, se identificada a demanda por perturbação, a chamada é encaminhada para o sistema, que registra dados da ocorrência (endereço, motivo da ligação e o resumo da ocorrência).
Todos os dados são registrados no Sistema de Informações Operacionais da PM (Siopm).
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O Copom avalia, ainda, novas melhorias para o sistema. Entre as possibilidades está a criação de um protocolo que permita usar os registros automatizados como base para ações judiciais ou solicitações junto à prefeitura.