
27 jun Stellar Blade 2 pode ser diferente do que os fãs esperam, revela diretor em entrevista ao Voxel
Com o sucesso de Stellar Blade no PlayStation 5 e o lançamento recente para PC, o estúdio sul-coreano Shift Up já está de olho no futuro da franquia. Embora a sequência ainda não tenha sido oficialmente anunciada, um relatório recente revelou que Stellar Blade 2 está nos planos da desenvolvedora — e o criador da série, Hyung Tae Kim, compartilhou mais detalhes sobre o que podemos esperar em entrevista exclusiva ao Voxel.
Segundo o diretor, a equipe está atenta ao feedback dos jogadores e pretende surpreender na possível continuação. Ele destaca que, mesmo com o reconhecimento pelo sistema de combate, algumas áreas, como a narrativa, ainda têm espaço para evolução. E os fãs devem se preparar para mudanças.
Combate deve evoluir (e surpreender)
O sistema de combate de Stellar Blade foi amplamente elogiado e, segundo Kim, continua sendo um dos focos da equipe. No entanto, o diretor também apontou que o possível próximo título da franquia pode surpreender em seu gameplay.
“Temos várias ideias em desenvolvimento nesse sentido”, disse Hyung Tae Kim ao Voxel. “Ainda não estamos no ponto de compartilhar detalhes, mas estamos trabalhando para apresentar algo novo, talvez até diferente do que os fãs esperam”, afirmou.
“Estamos trabalhando para apresentar algo novo, talvez até diferente do que os fãs esperam”
A declaração sugere que o estúdio pretende não apenas refinar o que já funciona, mas também introduzir mecânicas inéditas. A expectativa é que Stellar Blade 2 leve o combate a um novo patamar, mantendo a fluidez característica do primeiro jogo, mas com surpresas que desafiem a comunidade.
Veja também: Stellar Blade 2 é revelado em relatório e pode ser lançado em 2026
História de Stellar Blade 2 pode ser diferente após feedback de jogadores
Questionado sobre a recepção mista à história do primeiro jogo, Kim reconheceu os desafios narrativos em um jogo de ação. “Aprendi que criar uma história sofisticada em um jogo de ação é um grande desafio. Especialmente porque não conseguimos calcular com precisão o custo de transmitir essa narrativa de forma eficaz”, explicou.
Caso a sequência seja desenvolvida, a proposta será criar uma narrativa mais direta e alinhada com o ritmo acelerado do gênero. No entanto, o diretor reforça que o peso dos personagens continua sendo uma prioridade: “Será que conseguimos tratar com leveza o que acontece com esses personagens depois? Confesso que não tenho tanta certeza disso (risos)”.
Kim Hyung Tae (esquerda) e Lee Dong Gi (direita), da Shift Up.
Criador de Stellar Blade quer mais colaborações
Outro ponto em aberto é o retorno de colaborações com outros títulos. Após parcerias com jogos como Nier: Automata e Goddess of Victory: Nikke, Kim se mostrou empolgado com a possibilidade de novos crossovers.
“Se surgir a oportunidade, seria uma honra colaborar com ainda mais jogos”, comentou Kim. Entre os títulos que gostaria de incluir no universo de Stellar Blade, ele mencionou Clair Obscur: Expedition 33, Bayonetta — que descreve como sua “musa eterna” — e Final Fantasy, a maior influência da sua vida nos games.
“Se surgir a oportunidade, seria uma honra colaborar com ainda mais jogos.”
Por fim, os diretores deixaram uma mensagem especial para os fãs brasileiros. “Fico realmente impressionado com a paixão dos jogadores da América do Sul. Espero poder visitar o Brasil um dia e encontrar nossos fãs pessoalmente”, disse Kim. Já Lee Dong Gi, produtor do jogo, agradeceu o carinho: “Faremos o possível para entregar mais títulos incríveis no futuro!”
Nier Automata é uma das colaborações disponíveis em Stellar Blade.
Versão de PC de Stellar Blade já está disponível
Enquanto Stellar Blade 2 ainda não tem data de lançamento, o jogo original está disponível no PS5 e, recentemente chegou ao PC fazendo sucesso. Com mais de 1 milhão de cópias vendidas, o jogo foi elogiado pelo desempenho consistente em diferentes configurações — desde setups robustos até dispositivos portáteis como o Steam Deck.
Segundo o diretor técnico Lee Dong Gi, um dos maiores desafios foi justamente adaptar o jogo à enorme variedade de componentes de hardware, garantindo compatibilidade e performance para todos os tipos de jogadores. “Dedicamos muita atenção à compatibilidade e à otimização, garantindo que os jogadores possam ter uma experiência ideal independentemente da máquina.”
Além disso, a versão de PC conta com uma série de recursos dedicados ao público da plataforma, como personalização completa de teclas, suporte a monitores ultrawide, e compatibilidade com tecnologias como DLSS 4 e FSR 3. As cutscenes também foram retrabalhadas para se ajustar aos novos formatos ultrawide, e até o HUD recebeu ajustes especiais para rodar bem em portáteis.
Stellar Blade chega ao PC mais sensual e otimizado que nunca! Confira review
O resultado é uma adaptação caprichada, que reafirma o compromisso da Shift Up com qualidade técnica, como apontamos na nossa review. Vale ressaltar, também, que o título possui uma demo grátis no PC, que você pode testar neste link.
E aí, você está animado para o possível Stellar Blade 2? Comente nas redes sociais do Voxel.