Criador de Stardew Valley parece interessado em salvar Hytale, jogo da Riot Games inspirado em Minecraft

Na semana passada, a Riot Games anunciou o fechamento da Hypixel Studios, responsável por Hytale, jogo de aventura inspirado em Minecraft que estava em desenvolvimento há 10 anos. O encerramento foi confirmado pelo CEO Aaron “Noxy” Donaghey, que também informou que o engavetamento do título. Porém, dependendo da situação, o criador de Stardew Valley, Eric Barone, está disposto a reviver o projeto.

Leia também: Criadora de League of Legends, Riot Games mata seu rival de Minecraft e fecha estúdio

Um dos defensores da campanha “#SaveHytale” compartilhou uma captura de tela do que parece ser uma conversa com Eric Barone, vulgo ConcernedApe, em seu servidor do Discord. No print, um fã tenta convencê-lo a assumir o desenvolvimento de Hytale, considerando a quantidade de fãs que aguardavam ansiosamente seu lançamento.

Barone disse que “talvez” veja algum benefício em aceitar o desafio, mas não sem mais detalhes. “Eu teria que ouvir mais sobre qual é o plano, por que ele falhou inicialmente (nos bastidores), etc”, disse ele no servidor do Discord.

Por que o desenvolvimento de Hytale foi cancelado?

O desenvolvimento de Hytale começou em 2015 e chamou atenção com um trailer de 2018 que superou 61 milhões de visualizações. Mesmo após a aquisição pela Riot em 2020 e promessas de lançamento, o projeto passou por adiamentos e um reinício completo — porém, sem conseguir alcançar uma versão jogável.

A Hypixel Studios não deixou muito claro o que teria dado errado no desenvolvimento de Hytale — mas se explicou de alguma forma ao anunciar o cancelamento do projeto que estava em desenvolvimento há 10 anos.

“Nossas ambições técnicas se tornaram mais complexas e, mesmo após uma grande reinicialização do motor de jogo, a equipe percebeu que Hytale ainda não estava tão avançado quanto precisava”, diz o comunicado. “Consideramos reduzir o escopo, ajustar cronogramas e encontrar novos ângulos para seguir em frente. Mas cada uma dessas opções significaria comprometer o que tornava Hytale especial em primeiro lugar. Não seria o jogo que pretendíamos fazer. E não seria o jogo que vocês merecem”.

Bem, apesar do fechamento da Hypixel Studios, vale lembrar que a Riot Games ainda é detentora dos direitos de Hytale — mas, infelizmente, não há indícios de que a empresa esteja planejando dar continuidade ao projeto com um estúdio diferente.

Leia também: Stardew Valley para celular ganha modo multiplayer secreto! Veja como ativar

Portanto, caso Eric Barone queira assumir o desenvolvimento nos próximos meses, terá que alinhar a produção de alguma forma com a Riot. Vale lembrar que nada foi confirmado oficialmente ainda, então trate essa possibilidade com muita cautela para não frustras as expectativas.

Criador de Stardew Valley está trabalhando em outro jogo atualmente

Seria ótimo ver Barone tomar frente na produção de Hytale, mas parece que a agenda do desenvolvedor não está tão livre quanto imaginamos. O criador de Stardew Valley anunciou, em 2021, que estava trabalhando em Haunted Chocolatier — que ainda não teve data de lançamento confirmada.

Como o próprio nome dá a entender, a ideia aqui é lidar com uma fábrica de chocolate, comprando todos os ingredientes necessários para a sua produção. 

Graficamente falando, o título é muito parecido com Stardew Valley, com exceção de que os itens necessários para a produção são coletados em um mundo cheio de inimigos e outros perigos.

Também foi mencionado que o jogador poderá usar vários itens para personalizar a sua loja neste projeto que, nas palavras do próprio Barone, vem com a proposta “de explorar possibilidades um pouco mais fantasiosas — e foi daí que surgiu a ideia de trabalhar com a fábrica de chocolate com elementos mais assombrados”.

Leia também: Haunted Chocolatier é novo game do criador de Stardew Valley

Será que Barone assume o desenvolvimento de Hytale nos próximos meses? Fique ligado no Voxel para ser o primeiro a saber caso isso aconteça!