Trump planeja ações para acelerar o desenvolvimento da inteligência artificial nos EUA

A corrida pela liderança em inteligência artificial (IA) entre Estados Unidos e China pode ganhar um novo capítulo em breve. Conforme revelou a Reuters na sexta-feira (27), Donald Trump está trabalhando em um pacote de ordens executivas para acelerar o desenvolvimento da tecnologia no país.

O fornecimento de energia para atender à alta demanda dos data centers de IA deve ser um dos pontos impactados pela medida, de acordo com fontes entrevistadas pela agência de notícias. Aumentar a oferta de eletricidade é essencial para impulsionar a expansão do setor.

Leia também: Microsoft resfriará datacenters sem desperdiçar água; entendaTrump deve anunciar plano de ação para impulsionar IA em julho. (Imagem: Getty Images)

Quais são as ordens executivas planejadas por Trump?

Conforme o relatório, uma das medidas que estão sendo planejadas por Trump é oferecer terrenos pertencentes à administração federal para a construção dos data centers de IA. As empresas estão com dificuldade para encontrar áreas com capacidade para receber instalações maiores.

Nesses locais, as big techs teriam menos obstáculos em relação à oposição pública e ao zoneamento, segundo as fontes;A Casa Branca também considera identificar projetos de geração de energia em etapas mais avançadas de desenvolvimento e priorizá-los na fila de espera para a conexão;Além disso, o governo prepara um plano de ação de IA, com a organização de eventos públicos para chamar a atenção da população e apresentar seus esforços na área;Simplificar as etapas de licenciamento para novos data centers é outra ideia, reduzindo o tempo para a inauguração dessas instalações;Neste caso, o plano é criar uma licença nacional da Lei da Água Limpa, dispensando a necessidade de discutir a aprovação com os governos estaduais.

Um levantamento feito pela Deloitte aponta que a demanda de eletricidade pelos centros de dados de IA pode crescer mais de 30 vezes até 2035, diante do treinamento de modelos de linguagem em ampla escala. Isso representa o maior aumento na procura por energia nos EUA em décadas.

Saiba mais: Energia nuclear é solução? Entenda por que a IA consome tanta eletricidade

As fontes ouvidas acreditam que as ordens executivas de Trump poderiam resolver o problema, pois novos projetos de geração energia precisam passar por estudos de impacto que demoram anos para serem concluídos. Enquanto isso, a infraestrutura atual está sobrecarregada, levando as empresas a buscarem fontes de energia alternativas.

Os data centers de IA devem aumentar consideravelmente o consumo de energia nos próximos anos. (Imagem: Getty Images)

“Dia de Ação da IA”

Ainda conforme a reportagem, o plano de ação de Trump para acelerar o desenvolvimento da IA nos EUA deve incluir colaborações do Conselho de Segurança Nacional. A previsão é que o documento seja apresentado no dia 23 de julho.

Essa data pode se tornar o “Dia de Ação da IA”, uma ideia da Casa Branca para chamar a atenção em relação às ordens executivas e demonstrar o compromisso do governo com a expansão do setor. Vale lembrar que o republicano tem priorizado a tecnologia desde o início do seu segundo mandato.

Comentando sobre a corrida da IA contra a China, Trump declarou uma emergência energética nacional em janeiro. Na ocasião, ele disse que trabalharia para remover os obstáculos regulatórios a todos os trabalhos necessários para aumentar a oferta de energia.

Fique por dentro: Coreia do Sul terá maior data center do mundo por até R$ 200 bilhões

Isso inclui as exigências para a construção de novas usinas de energia nuclear e de gás, mineração de carvão, perfuração de poços de petróleo e gás e a extração de minerais críticos. O objetivo é transformar os EUA em “capital mundial da inteligência artificial”.

Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.