Nada de Windows 12: o próximo grande lançamento da Microsoft é o Windows 11 25H2

O próximo grande update da Microsoft não será o tão especulado Windows 12, mas sim o Windows 11 25H2. A nova versão trará uma série de recursos inéditos, como o novo layout em categorias do Menu Iniciar — mas chegará de forma diferente do habitual.

Em vez de uma atualização completa, o Windows 11 25H2 será distribuído por meio de um pacote de habilitação (em inglês, enablement package, ou eKB). Isso significa que o update terá cerca de 1 MB, será instalado em poucos minutos e não exigirá um download demorado.

Leia também: Fim da Tela Azul da Morte no WindowsNesse método de distribuição, a Microsoft adiciona as novidades da nova versão na edição corrente do sistema. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

O que há de novo no Windows 11 25H2?

A atualização 25H2 consolidará diversas novidades que já estavam em testes nas versões preliminares do sistema. Entre os principais destaques:

Novo Menu Iniciar com layout em grade e categorias de apps;Integração do “Vincular ao Celular” como coluna lateral no Menu Iniciar;Redução automática do desempenho da CPU durante a inatividade;Nova tela de erro: a temida “Tela Preta da Morte” (BSOD).

Como funciona o enablement package?

Durante os updates menores da versão 24H2, a Microsoft já foi inserindo partes do código da 25H2 no sistema — só que mantidas desativadas em nível de sistema. Quando a nova versão estiver pronta, o enablement package será liberado apenas para “ligar” esses recursos.

É como se o 25H2 estivesse “adormecido” dentro do Windows 11, aguardando ativação enquanto a Microsoft finaliza os ajustes.

O Windows 11 25H2 está contido e desativado dentro do Win 24H2. (Fonte: Microsoft/Unsplash)

Essa abordagem é eficiente para reduzir o tempo de instalação do update, já que boa parte dos dados estará presente no sistema. Por outro lado, ela dificulta manter sigilo sobre os novos recursos — usuários mais experientes podem encontrar as pistas no código antes do lançamento oficial.

Além disso, o método reduz a diferença entre as versões 24H2 e 25H2. Algumas melhorias até podem chegar na compilação antiga por meio de updates cumulativos.

Porém, vale ressaltar: essa facilidade toda só estará disponível para atuais usuários da versão 24H2. O público que ficou na 23H2 terá que baixar uma atualização maior.

Quando será lançado?

A Microsoft ainda não confirmou uma data oficial de lançamento para o Windows 11 25H2. No entanto, a empresa tradicionalmente reserva o período entre setembro e outubro para esse tipo de atualização.

Um lançamento em outubro seria estratégico: o mês marcará também o fim do suporte ao Windows 10. Assim, a Microsoft pode usar o novo update como argumento para incentivar a migração para o Windows 11.

Saiba mais: Microsoft troca som de inialização do Windows 11 pelo Windows Vista ‘sem querer’

Quer ficar por dentro de tudo sobre Windows, atualizações e o futuro do sistema da Microsoft? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe nossas próximas matérias!