
02 jul Empresas agora poderão te ligar também pelo WhatsApp (mas só com permissão)
O WhatsApp anunciou um novo pacote de ferramentas com inteligência artificial voltadas para o atendimento online de empresas. As novidades foram apresentadas durante o Meta Conversations, evento realizado nos Estados Unidos, e demonstradas pela primeira vez a grandes companhias.
O objetivo do pacote é tornar o atendimento mais fluido e natural, promovendo uma comunicação mais próxima entre empresas e consumidores — sem comprometer a privacidade dos usuários.
Leia mais: WhatsApp agora resume suas mensagens não lidas para atualizá-lo mais rápido
Empresas poderão ligar para você no WhatsApp — com permissão
As principais novidades giram em torno da interação entre consumidores e empresas, buscando melhorar a experiência sem tornar o mensageiro invasivo ou inconveniente.
O WhatsApp vai permitir que empresas entrem em contato por chamadas ou por áudio. (Fonte: WhatsApp/Reprodução)
Entre os novos recursos, estão:
Chamadas de voz feitas por empresas para consumidores, mediante autorização prévia;IA personalizada para recomendações de produtos em tempo real, via chat;Acesso a informações básicas do consumidor pelas empresas durante chamadas recebidas, como forma de agilizar o atendimento;Empresas poderão mandar áudios em chats, com suporte para transcrição em texto.
As ligações em tempo real são vistas com cautela pelo WhatsApp, já que podem ser consideradas intrusivas. Por isso, as chamadas só poderão ser realizadas após o usuário conceder permissão, por meio de uma caixa de solicitação exibida no chat. Nessa solicitação, o consumidor poderá definir:
Se aceita receber a ligação;Quais os horários em que está disponível;Ou se prefere manter a comunicação exclusivamente por texto.
Para garantir a segurança da experiência, as chamadas de empresas contarão com selo de verificação, indicando que a ligação foi autenticada pelo sistema do WhatsApp.
Essas funcionalidades estão sendo lançadas com 60 parceiros integrados à WhatsApp Business Platform (BSP) — a versão corporativa do serviço —, incluindo nomes como Airtel, Blip, Twilio e Zenvia.
WhatsApp terá navegador embutido
Outra novidade é a chegada de um navegador interno ao WhatsApp, semelhante ao que já existe no Instagram. Com ele, qualquer link tocado dentro do app será aberto em uma WebView própria, sem redirecionamentos para navegadores externos.
A função deve tornar a navegação mais ágil e integrada à experiência do mensageiro, mas ainda não teve data de lançamento divulgada.
Confira: Câmara dos EUA proíbe WhatsApp em dispositivos oficiais por ser app ‘de alto risco’
Quer saber mais sobre as atualizações do WhatsApp e o impacto da IA no atendimento digital? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe todas as novidades do universo tech!