
03 jul Brasileiros transformam carrinho virtual em lista de desejos no comércio eletrônico, mostra pesquisa
Com a popularização dos e-commerces, os brasileiros passam mais tempo navegando e comprando na internet. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a Amazon do Brasil, 95% dos brasileiros utilizam a famosa ferramenta do carrinho virtual para decidir se comprará ou não um produto, como uma real vitrine de loja.
Dos 95% que usam o recurso para decidir a compra, 74% dos consumidores o utilizam para evitar compras impulsivas;Já 72% desse grupo enxerga o carrinho como uma “lista dos sonhos”, algo similar ao que a lista de desejos já faz;A pesquisa indica que 34% dos entrevistados passa entre 30 minutos e uma hora nesse processo;O hábito pode ser comparado por 73% da experiência de admirar vitrines em lojas físicas.
Um ponto de destaque desse levantamento tem relação com a experiência do usuário, já que 61% dos consumidores dizem sentir prazer e diversão no ato. A interação com os carrinhos virtuais opera quase como uma simulação da compra, que também atua no cenário imaginário de ter o produto.
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Carrinho se torna essencial para monitorar preços
Para além do aspecto de posse, 82% dos consumidores disseram que usam o carrinho para monitorar preços. Já com os itens na cesta, 76% dos entrevistados aguardam eventos promocionais para concluir as compras, enquanto 92% gostariam de receber sugestões de descontos, e 87% em receber alertas sobre alterações nos preços.
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Com os itens no carrinho, 95% dos entrevistados comentam que desistiram de finalizar a compra por fatores como frete caro (75%), prazo de entrega muito longo (62%), preferência por outra loja (39%), finalização de compra burocrática (35%) e condições de parcelamento insatisfatórias (34%). Confira os itens mais procurados abaixo:
Roupas e calçados (88%);Eletroportáteis e eletrônicos (78%);Produtos de higiene e beleza (66%);Móveis e decoração (62%);Livros e papelaria (53%);Brinquedos e jogos (52%);Alimentos e bebidas (43%).
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