Bitchat: novo app de mensagens dispensa internet e funciona com bluetooth

Um aplicativo de mensagens que não precisa da internet para funcionar, dependendo somente de uma conexão Bluetooth, é o mais novo projeto de Jack Dorsey, cofundador do X (Twitter) e responsável, também, pelo Bluesky. Batizado de Bitchat, o software teve detalhes revelados no domingo (6).

“Meu projeto de fim de semana para aprender sobre redes mesh Bluetooth, relés e modelos de armazenamento e encaminhamento, modelos de criptografia de mensagens e algumas outras coisas”, escreveu o desenvolvedor em seu perfil no X. Ele disse, ainda, que a novidade possui “vibrações de IRC”, citando o clássico protocolo de comunicação em tempo real.

Leia também: Que fim levou o mIRC, o ‘dinossauro’ das salas de bate-papo e chats online?

my weekend project to learn about bluetooth mesh networks, relays and store and forward models, message encryption models, and a few other things.

bitchat: bluetooth mesh chat…IRC vibes.

TestFlight: https://t.co/P5zRRX0TB3
GitHub: https://t.co/Yphb3Izm0P pic.twitter.com/yxZxiMfMH2

— jack (@jack) July 6, 2025

Como funciona o Bitchat?

Baseado no conceito de internet descentralizada, o novo mensageiro permite que as pessoas enviem mensagens umas às outras apenas ligando o Bluetooth do celular. Não é necessário estar conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi e o serviço não requer servidores centrais, endereços de email ou números de telefone.

As mensagens são criptografadas de ponta a ponta, de acordo com o empresário, armazenadas nos próprios smartphones e desaparecem por padrão;Para a troca das mensagens, as pessoas envolvidas na conversa precisam ter o app instalado e estarem próximas, dentro do alcance da conexão Bluetooth;O mensageiro tem um alcance médio de 100 m, porém pode aproveitar outros dispositivos conectados para se expandir, chegando a até 300 m de distância;O Bitchat permite a troca de mensagens individuais, a criação de grupos nomeados com hashtags e protegidos por senhas;Também é possível encaminhar mensagens para usuários que estejam offline, fora do alcance da rede;Uma versão futura do mensageiro terá suporte ao Wi-Fi Direct, que dispensa o roteador para conectar dispositivos, ampliando a capacidade da rede e a velocidade.

O app de mensagens Bitchat pode ser útil para situações em que a rede móvel apresenta sinal ruim ou está indisponível, como em locais com grande aglomeração de pessoas, incluindo eventos culturais e esportivos, e em voos. Ele também surge como alternativa para manter a comunicação durante eventuais bloqueios de internet.

Saiba mais: Jack Dorsey deixa o comando do Bluesky; entenda

Vale lembrar que essa tecnologia não é nova e já foi usada durante os protestos de Hong Kong em 2019 para evitar que as autoridades chinesas rastreassem a troca de mensagens por meio do WeChat. Na ocasião, os manifestantes utilizaram o app Bridgefy, igualmente baseado em Bluetooth.

O novo mensageiro criado por Jack Dorsey é focado na privacidade. (Imagem: X/Jack/Reprodução)

Quando o Bitchat estará disponível?

O novo app criado por Jack Dorsey foi disponibilizado em modo beta no iOS para as pessoas cadastradas no programa TestFlight. Mas no momento, o limite de 10 mil usuários para esta etapa foi alcançado, não sendo possível adicionar novos participantes.

Ainda não há um prazo definido para o lançamento da versão estável do Bitchat. A página do projeto no GitHub afirma que o protocolo foi projetado para funcionar independente do sistema, mas por enquanto não existe uma versão disponível para Android.

Fique por dentro: WhatsApp: 10 funções escondidas que talvez você não conhecia

O que achou da plataforma descentralizada de troca de mensagens? Acredita que o mensageiro via Bluetooth terá muitos usuários? Dê a sua opinião nas redes sociais do TecMundo.