Criador de DOOM, John Romero diz que estúdio ainda está vivo após perder apoio da Xbox

Na última quarta (02), mais de 9 mil funcionários da Microsoft foram desligados de suas funções em uma nova onda de demissão em massa. Todas as áreas foram afetadas, incluindo o Xbox — e isso culminou no encerramento de alguns projetos na empresa. Um deles foi um shooter não anunciado da Romero Games, estúdio do criador de DOOM.

Leia também: Forza Motorsport cancelado? Jogo de corrida e novo FPS do criador de DOOM são afetados por demissões na Xbox

Na semana passada, a Romero Games confirmou que havia perdido o financiamento para o seu novo shooter depois que a Microsoft cancelou o acordo de publicação. Mais tarde, um funcionário alegou que “todo o estúdio” estava sendo dispensado por conta do cancelamento — com um segundo funcionário anônimo reiterando a informação em uma reportagem do The Journal.

Agora, em declaração oficial para abordar a situação atual do estúdio no X, a Romero Games negou que tenha fechado as portas e afirmou que foi contatada por “várias” editoras que ainda podem salvar seu projeto não anunciado.

“Queremos abordar os relatórios recentes sobre a situação da Romero Games. Esses relatórios continham imprecisões, e achamos importante esclarecer isso”, disse a nota oficial. “O financiamento para o nosso projeto foi cortado e o nosso jogo foi cancelado. Devido a acordos de confidencialidade, não podemos divulgar a identidade da editora [Microsoft], embora alguns possam deduzi-la a partir de informações públicas. Como resultado, agora precisamos reavaliar toda a equipe do nosso estúdio”.

Após cancelamento, estúdio procura editora para salvar o shooter

Agora que ficou esclarecido que a Romero Games não fechou as portas, a boa notícia é que o shooter ainda não foi devidamente engavetado e o estúdio procura uma editora para salvar o projeto.

A declaração continua, afirmando que a Romero Games está fazendo tudo o que pode para garantir que isso não aconteça. Felizmente, parece que há algumas empresas interessadas em assumir o novo jogo do criador de DOOM.

“Recebemos contato de várias editoras interessadas em nos ajudar a levar o jogo até a linha de chegada e estamos avaliando essas oportunidades. Agradecemos o apoio e compartilharemos mais atualizações assim que possível”. Bem, seria poético se a Sony assumisse a publicação, não é mesmo?

A Romero Games foi fundada em 2015 pelo cofundador da iD Software, John Romero, e sua esposa, Brenda Romero. O estúdio lançou cinco jogos desde sua fundação, incluindo SIGIL e SIGIL 2.

Leia também: Phil Spencer não vai sair da Microsoft “tão cedo”, garante Xbox após rumores

Com sede em Galway, Irlanda, a equipe, que incluía mais de 75 desenvolvedores em 2024, ainda não havia revelado seu próximo projeto — além do fato de ser um jogo de tiro em primeira pessoa feito na Unreal Engine 5. 

Além do shooter da Romero Games, outros projetos de peso também foram cancelados

O projeto da Romero Games não foi o único afetado com a onda de demissões na Microsoft semana passada. Além do shooter, Forza Motorsport, assim como o reboot de Perfect Dark e Everwild também foram engavetados pela empresa. Os detalhes você pode conferir no link abaixo!

Leia também: Xbox cancela Perfect Dark e fecha estúdio The Initiative em meio às demissões da Microsoft

Será que a Romero Games conseguirá uma boa editora para publicar seu novo shooter? Comente nas redes sociais do Voxel qual empresa poderia assumir o comando!