
08 jul The Last of Us Part II Remastered recebe modo gratuito que conta história do jogo em ordem cronológica
De surpresa, a Naughty Dog anunciou, nesta terça-feira (08), uma atualização gratuita para The Last of Us Part II Remastered, disponível a partir de hoje no PS5 e PC. A principal novidade é o modo cronológico, que permite jogar a história do início ao fim na ordem dos acontecimentos — diferente da estrutura original não linear.
Leia também: The Last of Us Completo: Sony relança jogos da franquia mais uma vez, agora por R$ 500 no PS5
O novo modo oferece uma perspectiva alternativa da narrativa, destacando as conexões entre Ellie e Abby. Segundo o estúdio da PlayStation, jogar nessa ordem revela novos paralelos e reforça o impacto emocional das escolhas feitas ao longo da jogatina. Confira o trailer!
Outra boa notícia, desta vez para os platinadores de plantão, é que a atualização gratuita de The last of Us Part II Remastered também adiciona novos troféus ligados à conclusão da campanha em ordem cronológica.
Além do modo cronológico, nova atualização também trouxe trajes de Uncharted para Joel e Tommy
Além disso, como bônus, os jogadores também poderão desbloquear skins especiais no modo No Return — com Joel e Tommy usando trajes inspirados em Nathan e Sam Drake, de Uncharted.
O estúdio destaca que essa experiência alternativa não substitui a narrativa original, mas oferece uma nova forma de vivenciar a história — o que pode ser interessante para aqueles que já jogaram a sequência inúmeras vezes. A iniciativa faz parte da comemoração pelos 40 anos da Naughty Dog.
Além do novo modo, o patch também traz correções de bugs e melhorias gerais de desempenho do game. Em publicação no PS Blog, a Naughty Dog agradeceu aos fãs pelo apoio, especialmente após os lançamentos para PS5, PC e o sucesso da segunda temporada da série da HBO.
Leia também: The Last of Us 3 ou Uncharted 5? Naughty Dog trabalha em jogo não anunciado além de Intergalactic
Novo modo de The Last of Us Part II Remastered traz uma abordagem cronológica da história
Caso não tenha zerado a sequência, as próximas linhas podem conter spoilers sobre The Last of Us Part II — siga por sua conta e risco!
Bem, a estrutura narrativa de The Last of Us Part II segue o formato clássico de tragédia, o que ajuda a explicar a polarização entre os jogadores — algo que, inclusive, não foi muito explorado na série da HBO, já que desde o início sabemos as motivações da Abby.
A morte precoce de Joel, as longas seções com Abby e o ritmo não convencional são elementos centrais dessa proposta, que busca explorar empatia e as consequências da violência desenfreada.
Basicamente, o jogo é dividido em cinco atos e se espelha em obras como Romeu e Julieta — trazendo foco na ascensão, no clímax e na queda da ação. O ponto de virada ocorre quando Abby poupa Ellie, o que rompe com a expectativa de uma narrativa tradicional de vingança e reforça a mensagem de misericórdia e perdão.
O jogo não tenta fazer os jogadores gostarem da Abby, mas sim compreendê-la. A troca de perspectiva força o jogador a reavaliar seus próprios julgamentos e torna o desconforto parte do envolvimento narrativo — uma abordagem que, inclusive, é importantíssima para o desenrolar da trama.
A estrutura não linear também é essencial para manter a coesão temática, já que não entrega logo de cara as informações que o jogador precisa saber. Mudar a ordem dos eventos ou eliminar a troca de ponto de vista diluiria o impacto emocional e comprometeria a proposta de explorar a empatia por todos os lados do conflito.
No fim, o desconforto moral são recursos deliberados da Naughty Dog. Com isso, The Last of Us Part II se consolida como uma obra que usa o formato dos videogames para provocar reflexão, ainda que divida opiniões.
Com isso, o novo modo cronológico gratuito de The Last of Us Part II Remastered tem como objetivo ser mais direto ao ponto, fazendo os jogadores vivenciarem tudo novamente — mas, agora, sem cerimônias. Certamente, vale a pena dar uma conferida se você quiser desbravar o título de uma forma diferente.
Leia também: Neil Druckmann deixa terceira temporada da série The Last of Us para focar em novo jogo da Naughty Dog
Lembrando que o novo modo do GOTY de 2020 já está disponível gratuitamente para download. Curtiu a novidade? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!