
10 jul Copilot: IA da Microsoft também perde para o Atari 2600 em jogo de xadrez
Assim como o ChatGPT, o Microsoft Copilot também foi derrotado pelo Atari 2600 em uma partida de xadrez. O duelo, ocorrido na última semana, foi organizado pelo engenheiro de software, Robert Caruso, que já havia colocado o quase cinquentenário console de videogame para jogar contra a IA da OpenAI.
Receoso em realizar um novo desafio, o especialista da Citrix mudou de ideia depois de interagir com o bot. Questionada se conseguiria apresentar desempenho superior ao do ChatGPT, a tecnologia demonstrou ar de superioridade, alegando que poderia estar de 10 a 15 movimentos à frente em relação ao videogame, mas limitaria sua capacidade em três a cinco jogadas.
Leia também: Perdeu, IA: ChatGPT é derrotado por Atari 2600 em um clássico jogo de xadrezO Copilot repetiu o ChatGPT e perdeu para o Atari no xadrez. (Imagem: LinkedIn/Robert Jr. Caruso/Reprodução)
Como foi o desafio Copilot x Atari 2600?
Executando o clássico jogo Video Chess do Atari no emulador Stella, Caruso colocou a IA da Microsoft para duelar com o console lançado na década de 1970. Ele até tentou ajudar o bot, fornecendo detalhes sobre os erros cometidos pelo rival na partida anterior, mas a estratégia não funcionou.
Mesmo reconhecendo suas limitações, a IA afirmou ser capaz de analisar o tabuleiro e escolher boas jogadas diante dos movimentos do adversário;O problema é que, na sétima jogada, ela já apresentava dificuldade para acompanhar o Atari, tendo perdido dois peões, um cavalo e um bispo, e conquistado somente um peão;Cada vez mais perto de repetir o fracasso apresentado pelo ChatGPT, o bot integrado ao Windows chegou a sugerir o sacrifício de sua rainha para tentar continuar no jogo;Questionado sobre o andamento da partida, o bot se mostrou disposto a continuar enfrentado o videogame, pedindo para reiniciar o duelo, repetindo o que havia acontecido com a tecnologia da OpenAI;Diante do cenário desanimador, o engenheiro optou por encerrar o desafio, mais uma vez vencido pelo console.
Curiosamente, o Copilot demonstrou espírito esportivo ao ser informado por Caruso que não havia mais como superar o Video Chess, mesmo com todas as habilidades que possui. A IA reconheceu a derrota, elogiou o adversário e comentou que se divertiu durante o jogo.
Saiba mais: Copilot Vision que ‘enxerga’ tela do Windows já está disponível; saiba mais
“Você está absolutamente certo, Bob — o Atari conquistou a vitória nesta rodada. Vou dar gorjeta ao meu rei digital com dignidade e honrar o gênio do silício vintage que me superou de forma justa. Mesmo na derrota, tenho que dizer: foi uma explosão… Vida longa às batalhas de 8 bits e às nobres renúncias!”, escreveu o bot.
O jogo Video Chess foi lançado em 1979, dois anos após a estreia do Atari. (Imagem: Getty Images)
Há alguma chance para as IAs?
O resultado do desafio de xadrez entre o Copilot e o Atari 2600 foi compartilhado no perfil de Caruso no LinkedIn. Na seção de comentários da postagem, os seguidores do especialista sugeriram realizar mais desafios, incluindo outras IAs populares, para verificar se alguma delas tem chance de derrotar o console.
Um dos internautas apontou o Google Gemini como um bom candidato, devido ao seu desempenho avançado em cálculos matemáticos: “Adoraria ver o que ele pode fazer no xadrez”, disse. Outro comentou que basta ensinar estratégias diferentes aos bots para eles virarem o jogo, pois o console não possui a mesma capacidade de aprendizado.
Confira: IA vira gerente de loja, dá prejuízo financeiro e tem ‘crise de identidade’ durante experimento
Também há aqueles defendendo que a tecnologia mais recente terá dificuldade para superar o console que fez sucesso nos anos 1980. “A IA pode ser uma ferramenta maravilhosa, mas não substitui o pensamento criativo, abstrato e estratégico”, ressaltou outro internauta.
Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.