Google vai combinar sistemas operacionais ChromeOS e Android em breve

Um executivo do Google confirmou — talvez até acidentalmente — um plano futuro da companhia para o segmento de sistemas operacionais. A ideia da companhia envolve juntar duas plataformas em uma só: o Android e o ChromeOS.

Quem revelou a estratégia foi o gerente de ecossistemas Android, Sameer Samat, em entrevista ao site TechTarget. Sem maiores detalhes ou prazos, ele citou apenas que a empresa “vai combinar” os dois “em uma única plataforma” ao notar que o jornalista do veículo internacional estava usando eletrônicos da concorrente Apple durante a conversa.

Samat citou ainda que ele está especialmente interessado “em como as pessoas estão usando os seus notebooks hoje em dia“. O Android é atualmente usado em tablets e celulares, enquanto o Chrome OS pode ser instalado em qualquer laptop, mas é o sistema operacional padrão dos Chromebooks.

Rumores sobre a migração já indicavam que algo parecido estava em andamento, apesar do silêncio do Google. No ano passado, a empresa encerrou subitamente o app que facilitava a execução do ChromeOS no Android e começou a testar o sistema operacional de PCs em modo de virtualização no próprio Android.

Saiba mais: Proteção Avançada: conheça as novas ferramentas de segurança do Android

Caso se concretize, o plano da companhia aproxima a situação do Android do que a Apple já faz com duas das suas plataformas: o iOS e o iPadOS, para celulares e tablets, respectivamente. Apesar de serem diferentes em alguns aspectos, eles compartilham boa parte do código e permitem um desenvolvimento otimizado tanto do sistema quanto de aplicativos compatíveis.

O que mais o chefe do Android contou na entrevista?

Samat descreveu o recém lançado Android 16 como um marco no poder de personalização ao usuário, sendo ao mesmo tempo “moderno e agradável” e “familiar e acessível”;O executivo ainda confirmou que o processo de desenvolvimento do Android mudou, o que permitiu a antecipação na atualização de novas versões e o acesso de fabricantes ao sistema para seus próximos lançamentos; Em uma alfinetada contra a rival Apple, ele ainda citou que em 2025 qualquer consumidor já deveria ser capaz de trocar de um telefone para outro de qualquer marca facilmente e sem barreiras, levando aplicativos e dados por um procedimento simples — o que só ocorre de um aparelho para outro com Android ou de um iPhone para um modelo da mesma marca;O gerente do Android ainda comentou sobre outra variante da plataforma: o Android XR de headsets imersivos. Segundo Samat, a empresa realmente aprendeu com os erros do Google Glass e agora vai combinar tecnologia, design e recursos de IA para os próximos modelos, o que permite um uso otimizado e útil desses aparelhos;

Quer entender as diferenças entre os principais tipos de sistemas operacionais? Confira este artigo preparado pelo TecMundo!