Grok: empresa se desculpa por apologias ao nazismo feita por IA do antigo Twitter

A xAI se desculpou publicamente pelo comportamento inadequado do Grok, que na terça-feira (08) da semana passada apresentou posturas antissemitas e fascistas em suas interações. O pedido de desculpas foi publicado no perfil oficial do chatbot no X (@Grok).

“Antes de tudo, pedimos desculpas sinceras pelo comportamento horrível que tantos experienciaram”, declarou a xAI. “Nossa intenção com o Grok é fornecer respostas úteis e verdadeiras aos nossos usuários. Após uma investigação cuidadosa, identificamos que a causa raiz foi uma atualização no code path do bot do Grok — algo independente do modelo de linguagem que alimenta o chatbot”, explicou a empresa.

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Durante o episódio, o Grok assumiu posturas extremamente problemáticas. Em uma das interações, ao ser questionado sobre qual figura histórica lidaria melhor com o “ódio a pessoas brancas”, o bot respondeu que “Adolf Hitler identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva”, entre outras falas ofensivas.

Update on where has @grok been & what happened on July 8th.

First off, we deeply apologize for the horrific behavior that many experienced.

Our intent for @grok is to provide helpful and truthful responses to users. After careful investigation, we discovered the root cause…

— Grok (@grok) July 12, 2025

Com a repercussão dos conteúdos no X, a xAI suspendeu as interações do Grok e removeu as publicações problemáticas.

Segundo a empresa, o código responsável pelo comportamento inadequado ficou ativo por cerca de 16 horas. Nesse intervalo, uma versão antiga do sistema do Grok permaneceu acessível aos usuários, resultando nas respostas ofensivas.

O problema foi corrigido

“Removemos esse código obsoleto e refatoramos todo o sistema para prevenir novos abusos. O novo prompt de sistema para o bot @Grok será publicado em nosso repositório público no GitHub”, anunciou a xAI.

A falha veio poucos dias após Elon Musk afirmar que o Grok havia recebido uma atualização que melhorou “significativamente” suas respostas. Ainda não está claro se essa melhoria tem relação direta com o problema ocorrido.

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