
14 jul Prime Day 2025: data está sendo utilizada por golpistas; confira como se proteger
O Prime Day 2025 da Amazon Brasil começa nesta terça-feira (15) e promete inúmeras promoções para os consumidores. Contudo, não são só os consumidores que estão de olho na data, mas os golpistas também. Um levantamento da agência de cibersegurança Check Point Software aponta que mais de 1.000 domínios semelhantes ao da Amazon foram registrados somente neste mês.
Esses domínios semelhantes foram criados ainda em julho, e 87% deles foram classificados como “maliciosos”;A expressão “Prime Day” surge em um a cada 81 domínios maliciosos encontrados e acende um alerta aos clientes;Geralmente, esses sites falsos possuem erros de digitação no link ou domínios diferenciados, como “.net” e “.online”;Emails de phishing, que se passam por mensagens de compra ou erros no pedido, se passam por verdadeiros para enganar os consumidores.
A companhia reuniu alguns tipos de golpes, como uma tentativa de phishing via email para usuários alemães que imitava a página de login da Amazon. Pesquisadores da divisão de pesquisa encontraram uma campanha de phishing com o assunto “Reembolso pendente” e seduzia os clientes a clicarem em um link para roubar credenciais e dados.
Todo visual dos sites falso usa exatamente a mesma linguagem e identidade da Amazon (Imagem: Check Point Software)Saiba mais: ‘Phishing validado’: novo método aumenta a eficácia do roubo de credenciais de acesso
Como se proteger de golpes no Prime Day?
O motivo para o aumento no número de fraudes envolvendo o Prime Day não é nenhuma novidade. Em épocas de grandes promoções, criminosos se aproveitam do marketing e o alto volume de compras para realizar fraudes em massa, recorrendo ao phishing sofisticado como método de ação.
Leia mais: Site de vagas do McDonald’s expôs dados e aceitava senhas ‘123456’
Para se proteger, a Check Point elencou algumas dicas contra os golpes, como a checagem das URLs em sites e a utilização do site oficial da Amazon ou aplicativo. Também é importante sempre desconfiar de emails, mensagens e promoções irresistíveis, que geralmente se traduzem em golpes. Confira todas as dicas:
Se receber alertas de reembolso ou conta, acesse sua conta da Amazon diretamente — nunca clique em links de e-mails;Não confie apenas no cadeado do navegador;O ícone de cadeado e o “https” não garantem legitimidade. Sites falsos também usam;Ative a autenticação em dois fatores (2FA). Mesmo que sua senha seja roubada, a autenticação 2FA impede acessos não autorizados;Use senhas fortes e únicas;Gerenciadores de senha podem ajudar a criar e armazenar credenciais seguras.Cuidado com ofertas “boas demais para ser verdade”;Se um iPhone, por exemplo, for anunciado com 90% de desconto, desconfie;Golpistas usam promoções exageradas para atrair vítimas;Escolha métodos de pagamento seguros;Dê preferência a cartões de crédito, cartões virtuais ou plataformas confiáveis como PayPal;Mantenha a calma;Mensagens ameaçando suspensão imediata de conta são comuns em golpes. Respire fundo e avalie antes de agir;Mantenha seus dispositivos atualizados;Atualize o sistema operacional e os navegadores para corrigir vulnerabilidades conhecidas.
Para mais informações sobre segurança e as promoções legítimas do Prime Day, continue ligado no site do TecMundo.