Windows 11 tem novo modo de economia de bateria; confira como funciona

A Microsoft começou oficialmente o período de testes com a comunidade de um novo recurso de economia de energia. Trata-se de uma função adaptativa que aprimora o uso da bateria em aparelhos com Windows 11.

O modo “adaptativo” de economia de energia entrou em fase experimental na Preview Build 27898, disponível via Canary Channel para quem faz parte do programa Windows Insiders. Após um período não determinado em prévia, ele deve ser disponibilizado em breve também para todos os usuários do sistema operacional por meio de atualização.

Leia também: 50 anos de Microsoft: relembre os 9 produtos e serviços mais memoráveis da empresa

A ideia da Microsoft é fornecer uma alternativa para quem utiliza eletrônicos a partir da bateria e quer um serviço mais discreto e inteligente, que identifica momentos em que é possível economizar (ou gastar menos) energia sem comprometer tanto o uso regular do aparelho.

Como funciona o novo modo adaptativo no Windows 11

O recurso para economizar energia de forma inteligente analisa o gasto de bateria a todo momento em que o aparelho está ligado, em vez de ser ativado apenas quando o dispositivo atinge certa porcentagem crítica (o padrão é a partir de 30%);Essa função avalia tanto a carga atual da bateria quanto os momentos em que você está usando o aparelho. Ele identifica quando o eletrônico está rodando a partir de poucos recursos, como apenas para leituras ou navegar em sites, e liga o modo de economia automaticamente;Até agora, a Microsoft não detalhou quais exatamente são os recursos que têm a atividade limitada ou cortada no modo de economia adaptativo. Porém, a função padrão já existente no sistema operacional faz isso ao reduzir a atividade da GPU (placa de vídeo) e da CPU (processador);O novo modo Adaptativo é uma configuração extra no sistema. (Imagem: Reprodução/Microsoft)Ao contrário da função padrão, o brilho da tela não é diminuído no modo adaptativo, permitindo que você siga usando o aparelho com a mesma intensidade de luz na tela;A tecnologia é exclusiva para dispositivos que têm bateria, como notebooks, tablets e consoles portáteis — o que significa que o modo não ficará disponível em desktops;A novidade não será ativada por padrão, o que significa que não é possível ter acesso a ela antes de mexer na opção específica desse modo. Para ligá-la, será necessário acessar a opção “Energia e Bateria” nas configurações do sistema do Windows 11.Saiba mais: Microsoft vai parar de lançar novos recursos para o Microsoft 365 no Windows 10; confira as datas

Mais novidades no Windows 11

Ao longo dos últimos meses, a Microsoft promoveu outras alterações no Windows 11 e espera fazer ainda mais adições e mudanças no sistema operacional. A plataforma agora é considerada a mais usada no mundo, superando a versão Windows 10 quase quatro anos após o lançamento. Já a variante anterior está nos últimos meses de suporte oficial por parte da empresa.

Entre as novidades, a companhia trocou a aparência e até a cor da antiga “tela azul da morte”, adicionou uma opção de descrição de conteúdo de imagens utilizando inteligência artificial (IA) e aumentou as opções de personalização do Menu Iniciar, atendendo aos pedidos de parte da comunidade. A próxima grande atualização da plataforma também já está confirmada: o Windows 11 25H2, que deve chegar dentro de alguns meses.

Aproveite: Cupom de desconto para comprar um PC novo na Amazon!Aproveite: Cupom de desconto para comprar um PC novo no Kabum!

Quer saber como proteger e preservar a bateria do seu notebook? Confira algumas dicas neste guia do TecMundo!