Copilot Vision: IA da Microsoft agora pode ‘ver’ toda a área de trabalho no Windows 11

Usuários do Windows 11 agora podem compartilhar a área de trabalho com o Copilot, permitindo que a inteligência artificial generativa analise tudo o que aparece na tela do computador e interaja sobre tais conteúdos em tempo real. A novidade foi lançada pela Microsoft na terça-feira (15).

O recurso, que está começando a ser testado agora, chega como atualização para o Copilot Vision, mecanismo lançado no ano passado e que fornece à IA a capacidade de visão. Até então, o bot conseguia ver de maneira limitada, acessando apenas alguns apps por vez, como a tela de navegação do Edge.

Leia também: Com novas funções de IA, Bloco de Notas agora escreve ‘sozinho’ pra vocêO Copilot pode “enxergar” toda a sua tela a partir da atualização mais recente. (Imagem: Joachim Pressl/Unsplash)

Como funciona o compartilhamento de tela com o Copilot Vision?

A nova função do Copilot é parecida com o Gemini Live do Google. Ou seja, você pode compartilhar a área de trabalho do seu computador com a IA, incluindo janelas de programas específicos e qualquer navegador, e conversar com ela a respeito do que está aparecendo, como se estivesse em uma chamada de vídeo.

“O Copilot pode ver o que você vê e conversar com você sobre isso em tempo real”, explicou a gigante de Redmond, em comunicado;A tecnologia consegue fazer análises dos conteúdos mostrados na tela, fornecer insights e responder às suas perguntas, trazendo orientações em voz alta;É possível solicitar sugestões de melhorias para um projeto criativo, orientações enquanto se aventura em um novo jogo, auxílio para melhorar o currículo e muito mais;Viu algo diferente em um vídeo e quer saber o que é aquilo ou precisa criar uma tabela no Excel, mas não sabe como? É só chamar a IA da Microsoft.

Para compartilhar a tela do PC com o Copilot Vision é necessário abrir o app da IA no computador e clicar no ícone de óculos. Em seguida, o usuário deve selecionar a área de trabalho que deseja mostrar ao bot, podendo iniciar a interação, e quando quiser interromper a funcionalidade basta pressionar “Parar” ou “X” no compositor.

Saiba mais: Gemini agora lê suas mensagens do WhatsApp, mesmo sem você querer? Investigamos

Outra alternativa para ativar a visão da IA da Microsoft é por meio da “Conversa de voz”. Quando estiver conversando com o bot e desejar solicitar contexto adicional, clique no ícone de óculos e compartilhe a área de trabalho, fornecendo orientações e fazendo perguntas por voz.

Compartilhando a tela do Windows 11 com o Copilot Vision. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Novidade chega primeiro para os testadores

De acordo com a Microsoft, as funções ampliadas do Copilot Vision estão sendo disponibilizadas primeiro para os testadores cadastrados no programa Windows Insider, em mercados nos quais a tecnologia de visão da IA está habilitada. Os novos recursos chegam a partir da versão 1.25071.125 do chatbot para Windows 11.

A gigante da tecnologia também informou que a ferramenta está sendo lançada gradualmente, ou seja, nem todos os testadores receberão a novidade de imediato. “Estamos entusiasmados em visualizar melhorias com nossos Insiders para garantir que todos os nossos clientes tenham uma ótima experiência do Copilot no Windows”, comentou a Microsoft.

Fique por dentro: Windows 11 tem novo modo de economia de bateria; confira como funciona

Já para quem não faz parte do programa de testes da big tech ou prefere aguardar o lançamento da versão final, já que o modo beta está sujeito a erros e bugs, a disponibilidade deve demorar um pouco mais. Ainda não há previsão de quando o compartilhamento da área de trabalho com o Copilot Vision será liberado para o público em geral.

Qual IA você tem o costume de usar com mais frequência? Comente nas redes sociais do TecMundo.