Falha atinge diversas placas-mãe da Gigabyte; saiba como se proteger

Uma série de vulnerabilidades foram encontradas em placas-mãe da Gigabyte e na linha AORUS nos últimos dias. Um levantamento da firma de segurança Binarly e depois confirmado pela própria empresa indica brechas em centenas de motherboards antigas e somente nas plataformas da Intel.

Pelo menos quatro brechas foram encontradas nos componentes, que permitem que invasores com permissões de administrador local executem códigos arbitrários no SMM (Modo de Gerenciamento do Sistema);O malware é ignorado por defesas tradicionais do sistema, visto que esses mecanismos rodam “abaixo do sistema operacional” em hardware de baixo nível;Dessa forma, todo o sistema fica exposto à malwares de nível UEFI, como os famosos bootkits;A Gigabyte afirma que a exploração bem sucedida dessas falhas pode permitir ataques mal-intencionados ao sistema dos usuários.

Assim como ocorre em múltiplas placas-mãe, o firmware original dos modelos é feito pela American Megatrends, que foi notificada do erro e corrigiu os problemas. No entanto, as compilações desse firmware em determinadas fabricantes terceirizadas, como a Gigabyte, não haviam implementado as correções na época.

Confira: Prefeitura de Diadema compra drone que dispara gás lacrimogêneo contra “bailes funks”Modelos Intel mais recentes não foram afetados pela brecha (Imagem: Felipe Vidal/Voxel)

Quais placas-mãe foram afetadas pelas falhas?

No dia 10 de julho, a Gigabyte publicou um comunicado em seu site oficial que confirmou as vulnerabilidades no SMM. Por sorte, a empresa salienta que esse erro acomete somente placas-mãe mais antigas e que os drivers de correção da BIOS já foram lançados para algumas, enquanto outras não recebem atualizações, pois já foram descontinuadas.

💻 Plataforma🗓️ Cronograma de Lançamento do BIOSIntel H110Junho de 2025Intel Z170, H170, B150, Q170EOL (Fim de Vida Útil), contate o FAE para suporteIntel Z270, H270, B250, Q270EOL (Fim de Vida Útil), contate o FAE para suporteIntel Z370, B365EOL (Fim de Vida Útil), contate o FAE para suporteIntel Z390, H310, B360, Q370, C246Junho de 2025Intel Z490, H470, H410, W480Junho de 2025Intel Z590, B560, H510, Q570Junho de 2025Entenda: Sites que ‘tiram a roupa’ de pessoas com IA seguem no ar com serviços de Amazon e Google

Caso você tenha alguma mainboard mencionada acima, o ideal é atualizar a BIOS o quanto antes. Atualizações permitem que o sistema fique mais seguro ao fechar brechas como essa, e até podem dar mais desempenho aos usuários em determinadas ocasiões, além de resolver outros problemas.

Para mais informações sobre placas-mãe e segurança, fique de olho no site do TecMundo.