Anatel desativa mais uma central de golpes via SMS em São Paulo; confira

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desativou na última sexta-feira (11) mais uma estação clandestina de Serviço Móvel Pessoal (SMP) na cidade de São Paulo (SP), equipamento utilizado para aplicar golpes via SMS. A antena falsa utilizada na fraude estava em um condomínio residencial próximo ao Aeroporto de Congonhas.

De acordo com o órgão, esta é a quinta operação de desativação de estação rádio-base (ERB) clandestina na maior cidade do Brasil em 2025. No final de maio, um dispositivo semelhante havia sido descoberto na região da Estação Paraíso do Metrô, igualmente disparando mensagens de texto fraudulentas.

Leia também: Alerta: novo golpe utiliza nome da Netflix para roubar dados e dinheiro de assinantesAntena que era usada pelos golpistas no disparo das mensagens de texto falsas. (Imagem: Anatel/Divulgação)

Que tipo de mensagem é enviada pelas ERBs fakes?

Estações clandestinas como esta apreendida na capital paulista são utilizadas para enviar mensagens de texto falsas para celulares que estão em áreas próximas. Aparentemente legítimo, o SMS disparado pelos golpistas simula alertas enviados por bancos, empresas de cobrança, órgãos públicos ou operadoras.

As mensagens podem trazer avisos de supostas dívidas em aberto, pontos de programa de fidelidade expirando ou documento perto de vencer, por exemplo;Todas elas induzem o destinatário a tomar uma decisão com urgência, para evitar algo pior, levando-o a clicar em links maliciosos contidos no corpo do texto;Ao realizar a ação sugerida, a vítima pode acabar instalando malwares que miram apps de bancos e outros serviços em seu smartphone, capturando senhas e mais informações;Os links também podem direcionar para páginas de phishing, nas quais o alvo terá seus dados roubados por meio de formulários supostamente verídicos.

Nesta operação mais recente, a Anatel recebeu denúncias de degradação do sinal da telefonia móvel nas proximidades do aeroporto, bem como sobre recebimento de SMS suspeitos, que estariam sendo enviados por um banco. Usando equipamentos específicos, fiscais da agência identificaram o local de onde o sinal da antena falsa era emitido.

Saiba mais: Novo golpe no Instagram se disfarça de suporte da Meta para sequestrar contas

Com base nas medições, a ERB fake foi encontrada em um apartamento no 13º andar de um prédio na Avenida dos Bandeirantes, onde todos os equipamentos, incluindo um notebook usado pelos autores do golpe, foram apreendidos. A operação teve a participação da Polícia Civil.

No local, a polícia também apreendeu o notebook que era usado pelos golpistas na central falsa. (Imagem: Anatel/Divulgação)

Como se proteger de golpes com SMS falso?

As mensagens falsas enviadas por meio ERBs clandestinas se aproveitam de falhas na rede 2G para chegarem a destinatários aleatórios que estejam perto do local em que a antena está instalada. Por esse motivo, os cibercriminosos geralmente escolhem áreas de grande movimento para atuarem.

Dessa forma, uma das maneiras de se proteger é desativando o sinal 2G no seu smartphone, o que pode ser feito nas configurações de redes móveis do aparelho. Dependendo da marca do telefone, realizar este ajuste pode ser mais complicado, por isso você deve tomar outros cuidados.

Confira: Golpes virtuais: conheça os principais e saiba como se proteger

Desconfiar de mensagens com cobranças de supostas dívidas, avisos sobre perda de pontos em programas de fidelidade, compras indevidas e documentos vencendo também é importante. Na dúvida, entre em contato com as empresas reais por meio de canais oficiais e não clique em links enviados nesses SMS.

Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe esta notícia nas redes sociais para ajudar outras pessoas a se protegerem de golpes com SMS falso.