OpenAI vai usar nuvem do Google para fornecer o ChatGPT em alguns países

A OpenAI é a mais nova cliente do Google Cloud Platform, serviço de infraestrutura de rede do Google, para manter o ChatGPT online. A colaboração foi adicionada à lista de subprocessadores da firma comandada por Sam Altman nesta quarta-feira (16).

Por meio do Google Cloud Platform, a OpenAI fornecerá acesso às APIs, ao ChatGPT e a assinaturas corporativas e educacionais da empresa em regiões específicas, como Japão, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.

Confira: Novo rival do Chrome: OpenAI está prestes a lançar seu próprio navegador

O movimento marca uma evolução importante na colaboração da OpenAI com o Google, e um passo crucial para o serviço da Gigante das Buscas — mais novo e menor do que concorrentes diretos consolidados, como Amazon AWS e Microsoft Cloud.

O ChatGPT e outros serviços da OpenAI serão mantidos em infraestrutura do Google em algumas regiões. (Fonte: Solen Feyissa/Unsplash)

As infraestruturas responsáveis pela disponibilidade dos serviços da OpenAI no Brasil são a Oracle Cloud Infraestructure e a Salesforce.

Microsoft não é mais fornecedora exclusiva, mas detém privilégios

Anteriormente mantenedora exclusiva dos serviços da OpenAI, a Microsoft concordou em ter apenas o direito de preferência sobre as necessidades de poder computacional da dona do ChatGPT.

Foram meses de discussões e negociações para culminar nessa colaboração entre o Google e a OpenAI, conforme apurou a Reuters. Esse movimento também demonstra como a maior demanda computacional e todo o dinheiro envolvido no setor está redesenhando o cenário de tecnologia, colocando a OpenAI entre as maiores do mundo, mesmo sendo uma empresa relativamente jovem.

Leia também: OpenAI quer transformar o ChatGPT em ‘super assistente’ para o dia a dia

Ao adotar fornecedores de infraestrutura além da Microsoft, a OpenAI reforça a própria autonomia, o que proporciona maior estabilidade para seus serviços e maior poder de barganha em futuras negociações com quaisquer clientes.

Os desdobramentos dessa parceria são profundos, e sinalizam que mais transformações devem acontecer ao longo dos próximos meses. A dinâmica de poder está em fase de revitalização, e o TecMundo acompanha de perto. Continue ligado no site e nas nossas redes sociais!