
18 jul Companhia aérea vai usar IA para precificar passagens e passageiros devem pagar mais caro por isso
A Delta Air Lines vai aumentar o uso da inteligência artificial para auxiliar na definição dos preços de passagens aéreas até o final do ano, ampliando a presença da tecnologia nos sistemas da empresa. A novidade foi revelada esta semana, mas já vinha sendo discutida internamente desde novembro de 2024.
Na ocasião, executivos da companhia revelaram que a IA estava sendo usada em uma pequena parte do seu sistema de reserva de passagens. Mas a partir de agora, a ideia é aumentar essa cobertura para 20% nos próximos meses.
Leia também: Os acidentes aéreos no Brasil e no mundo aumentaram ou é só impressão?A precificação por IA da Delta é válida para viagens nos Estados Unidos. (Imagem: Getty Images)
Como a IA da Delta calcula os preços das passagens aéreas?
De acordo com o presidente da Delta, Glen Hauenstein, a inteligência artificial generativa fica responsável por definir quanto o passageiro vai pagar por um determinado voo. A tecnologia se baseia em uma série de fatores para realizar o cálculo, incluindo demanda, horário, época do ano, preço do combustível, dentre outros.
A ferramenta de precificação alimentada por IA atua como um “super analista” que trabalha sem parar, 24 horas por dia, sete dias por semana, de acordo com o gestor;Com isso, ela consegue fornecer um valor atualizado e personalizado para o momento em que o cliente realiza a consulta, ou seja, o preço pode mudar conforme o dia e a hora da pesquisa;Neste momento, a tecnologia está por trás dos preços de 3% dos voos domésticos da Delta nos EUA, mas até dezembro ela chegará a 20%;Esse ajuste dos preços das passagens aéreas em tempo real é basicamente a mesma tecnologia de tarifa dinâmica adotada por apps de transporte, hotéis, shows, eventos e no comércio eletrônico, entre outros setores.
A companhia aérea afirma que os resultados iniciais do novo sistema foram favoráveis, com um aumento de até 9% na receita durante a etapa de teste e uma redução de 60% nos processos manuais. “Gostamos do que vimos. Gostamos muito e continuamos a implementá-lo”, justificou Hauenstein.
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O mecanismo de precificação por IA é fornecido pela Fetcherr, que também presta serviços para outras marcas do setor, incluindo a Azul e a Virgin Atlantic. A empresa israelense planeja expandir o serviço para outras áreas, como aluguel de carros, cruzeiros e hospitalidade.
Os passageiros podem ter que pagar mais caro com o método adotado pela companhia aérea, segundo especialistas. (Imagem: Getty Images)
As passagens ficarão mais caras?
A definição de valores personalizados pela IA tem gerado preocupação em relação ao aumento de preços das tarifas aéreas, como relata o site Fortune. O senador democrata, Ruben Gallego, chamou o método da Delta de “predatório” e disse que irá investigar a prática.
Já o porta-voz da Consumer Watchdog, Justin Kloczko, comentou que a tecnologia está sendo usada para “hackear o cérebro” dos consumidores, com a companhia aérea tentando descobrir quanto os consumidores estão dispostos a pagar para voar. Ele atua como vigilante de preços da organização sem fins lucrativos da Califórnia.
Por outro lado, não se descarta a possibilidade de a estratégia levar a preços mais baixos em determinados voos, caso a procura esteja baixa, se mostrando favorável, também, para os viajantes.
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A reportagem lembra que outras companhias aéreas americanas também utilizam IA, de diferentes maneiras, mas a Delta foi a primeira a falar abertamente sobre o assunto. Na American Airlines, os bots ajudam a identificar os passageiros com mais chance de perder o voo, enquanto na United eles enviam mensagens avisando sobre cancelamentos.
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