
20 jul Um a cada 5 jogos lançados na Steam este ano usaram IA generativa, segundo levantamento
O número de jogos na Steam que divulgam o uso de inteligência artificial generativa cresceu 800% em 2025, segundo levantamento do site Totally Human. Até agora, cerca de 8 mil títulos informaram o uso da tecnologia — sendo que no mesmo período do ano passado apenas mil tinham sido declarados.
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Com isso, foi concluído pelo site que um a cada cinco games lançados na plataforma da Valve este ano utilizaram o recurso de GenAI. Esses jogos representam 7% do catálogo total da Steam e 20% de todos os lançamentos feitos em 2025. Vale lembrar que essa divulgação é voluntária — o que indica que o número real pode ser ainda maior.
Segundo as diretrizes da Valve, os desenvolvedores devem informar como a IA é usada. As informações ficam visíveis em uma seção específica na página do jogo, chamada “Divulgação de Conteúdo Gerado por IA”.
Estúdios usam a IA generativa para diversos fins no desenvolvimento de jogos
De acordo com a apuração do Totally Human, a maioria das aplicações com o uso de IA no desenvolvimento é voltada para geração de ativos visuais — como arte, cenários e personagens.
Também há uso em áudio, textos, código, marketing e sistemas que detectam conteúdo ofensivo ou geram elementos sob demanda. Confira abaixo!
Geração de Ativos Visuais — Representa cerca de 60% das divulgações. Personagens, fundos, modelos 2D/3D, texturas, entre outros.Geração de áudio — Música de fundo, sim, mas também dublagens completas, narração e vozes de personagens usando ferramentas de conversão de texto em fala como o ElevenLabs.Geração de texto e narrativa — Os desenvolvedores estão usando LLMs para tudo, desde descrições de itens e conhecimento até brainstorming de arcos de história.Materiais de marketing e promoção — Descrições curtas do jogo; a seção “sobre este jogo”; e banners (que se sobrepõem um pouco ao nº 1).Lógica de código/jogo — Muita assistência acontecendo na geração de código.
Apesar do aumento no uso da IA generativa, interesse dos estúdios pela tecnologia tem caído
Atualmente, a Steam não oferece nenhum tipo de filtro para excluir jogos com IA, mas o SteamDB já incluiu essa opção. Apesar da alta no uso, o interesse em adotar a tecnologia caiu entre estúdios nos últimos meses.
De acordo com a pesquisa recente da Game Developers Conference (GDC), a maioria (52%) dos desenvolvedores relatou trabalhar em empresas que utilizam ferramentas de IA generativa.
No entanto, parece que, à medida que o uso aumentou, a curiosidade diminuiu: apenas 9% dos desenvolvedores apurados disseram que suas empresas estavam interessadas em ferramentas de IA generativa — uma queda em relação aos 15% do ano passado.
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Enquanto isso, 27% disseram que suas empresas não tinham interesse em usá-las — um aumento de 9% em relação a 2024.
Segundo Nvidia, a IA não vai tomar seu emprego — mas quem sabe usá-la, sim
Durante a Gamescom Latam, que ocorreu no início de maio em São Paulo, capital, tivemos a oportunidade de conversar com a Nvidia sobre diversos assuntos — e tecnologias de IA, certamente, era uma das pautas na mesa.
Segundo Alexandre Ziebert, gerente de marketing de tecnologia da Nvidia no Brasil, a IA não vai tomar seu trabalho, “quem vai tomar é alguém que sabe usar a IA”. Você pode conferir a entrevista na íntegra no link abaixo!
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E aí, qual sua opinião sobre as IAs na indústria de games? Você se incomoda com esse tipo de tecnologia sendo usada no desenvolvimento? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!