5 fatores para levar em conta na hora de comprar um ar‑condicionado

Seja para amenizar o calor intenso do verão ou aquecer os dias frios de inverno, o ar‑condicionado é um eletrodoméstico capaz de proporcionar conforto térmico, melhorar a qualidade do ar no ambiente e até mesmo favorecer a saúde.

Para tanto, é necessário atentar-se a alguns fatores na hora de escolher um ar‑condicionado

Nos ambientes em que a temperatura ou a umidade do ar são controladas pode-se reduzir o risco de doenças e aliviar problemas respiratórios, como rinite e asma. Da mesma forma, até mesmo a qualidade do sono e a produtividade, seja no home office ou em escritórios comerciais, são afetadas pelo ar.

Pensando nisso, separamos cinco fatores essenciais que devem ser levados em conta na hora de comprar o seu novo ar‑condicionado. Confira! 

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

1. Capacidade de refrigeração adequada ao ambiente 

O primeiro passo é considerar o tamanho do cômodo em que o eletrodoméstico será instalado, para que o dimensionamento correto (BTU) seja escolhido.  

Ambientes maiores exigem unidades de maior capacidade, para que o aparelho trabalhe de forma adequada sem que haja sobrecarga ou um consumo maior de energia.

A incidência de sol, a quantidade de pessoas que utilizam o ambiente, os equipamentos eletrônicos presentes no espaço e o isolamento térmico também influenciam no cálculo de BTU ideal.  

Por exemplo, para ambientes menores, como quartos ou escritórios, um ar‑condicionado de 9.000 BTUs é suficiente; já para salas ou ambientes com maior circulação de pessoas, um aparelho de 12.000 BTUs é o mais indicado. 

2. Economia e eficiência energética 

Nessa etapa, é preciso considerar quanto se está disposto a desembolsar na compra do ar‑condicionado.  

Os modelos com maior eficiência costumam custar um pouco mais, mas garantem uma economia maior na conta de energia ao longo do tempo.

Outro fator é considerar um modelo com tecnologia inverter ou não. Essa tecnologia regula continuamente a velocidade do compressor, o que evita o liga/desliga constante e reduz consumo e ruído.  

3. Qualidade do ar interno

A qualidade do ar que se respira influencia completamente a saúde; pensando nisso, é importante escolher um modelo que contenha purificação avançada.  

Os filtros de alta eficiência (HEPA, íons de prata) são capazes de remover poeira, alérgenos e micropartículas, que protegem quem frequenta o ambiente com o ar‑condicionado de doenças como asma, alergias e rinite.

Enquanto aparelhos tradicionais apenas recirculam o ar do ambiente, a escolha de um modelo mais avançado permite a renovação de ar com o meio externo, que oferece a troca real com o ar fresco e afeta significativamente a saúde e o bem‑estar. 

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

4. Conforto térmico e sensorial

Modelos tradicionais de ar‑condicionado podem enviar o jato de ar direto na pele, o que, a longo prazo, é prejudicial à saúde.  

Já um ar‑condicionado com função Brisa Suave evita esse tipo de projeção, proporcionando um resfriamento uniforme e agradável.

Outro ponto a se considerar é um sistema silencioso de operação; os mais adequados são os com ruídos abaixo de 25 dB, que garantem noites mais tranquilas e não perturbam a rotina no home office.

5. Conectividade, praticidade e manutenção

Uma casa conectada pode ser o sonho de muitos, e um ar‑condicionado moderno e inteligente pode proporcionar isso.  

A integração com Wi‑Fi e comandos de voz via assistentes inteligentes permite ligar/desligar, ajustar a temperatura e monitorar o consumo de qualquer lugar.

Além disso, um ar‑condicionado com recursos de higiene avançados permite a autolimpeza automática e a esterilização interna, o que diminui a proliferação de mofos e bactérias e reduz a necessidade de higienização frequente. 

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Conheça o ar-condicionado TCL FreshIN 2.0

Com renovação de ar real, o FreshIN 2.0 capta o ar externo, promove sua purificação profunda e expulsa o ar estagnado, garantindo aquela sensação de frescor puro.

O ar-condicionado da TCL possui ainda o sistema de filtragem QuadruPuri, que combina filtros HEPA de alta eficiência e íons de prata para eliminar vírus, bactérias, pólen e odores, assegurando um ar mais limpo e seguro.

A função Brisa Suave, presente no modelo, distribui o ar de forma que evite o jato direto na pele e proporciona um resfriamento uniforme.  

Além disso, o FreshIN 2.0 conta com autolimpeza automática e esterilização interna, prevenindo o acúmulo de mofos e bactérias.  

Para facilitar ainda mais a rotina, esse modelo oferece controle inteligente por meio de um aplicativo dedicado e é compatível com assistentes de voz.  

O ar-condicionado TCL FreshIn 2.0 utiliza refrigerante de baixo impacto ambiental e seu compressos com tecnologia inverter torna a operação muito mais silenciosa, além de uma eficiência energética A.

Acesse o site para conferir mais detalhes sobre o produto e garantir um ar-condicionado de qualidade para sua casa