Adeus caderninho: Itaú Emps com IA quer impulsionar crescimento de empreendedores

O Itaú Empresas anunciou hoje (21) o Itaú Emps, um novo banco digital desenhado para pequenos e médios empreendedores e profissionais autônomos. A novidade, desenvolvida em cocriação com os próprios clientes, promete uma experiência bancária inteligente, segura e sem mensalidade, integrando serviços essenciais como pagamentos, recebimentos, crédito e adquirência em um único aplicativo.

O grande diferencial do Itaú Emps está em sua inteligência artificial (IA) generativa, que oferece assessoria personalizada e contextualizada. Essa IA não apenas responde a dúvidas e fornece informações de negócio, mas também auxilia na gestão financeira, análise de desempenho de vendas, precificação e controle de fluxo de caixa e custos.

Nathalia Porto, diretora de inteligência de mercado da Quaest. (Fonte: TecMundo/The BRIEF)

Inovação e necessidade do empreendedor brasileiro

O Itaú Emps surge em um cenário onde cerca de um terço da população adulta brasileira está envolvida com o empreendedorismo, um público com necessidades financeiras diversas e em busca por independência e otimização de tempo.

Uma pesquisa da Quaest, encomendada pelo Itaú Emps, “Do caderninho à inovação: os novos caminhos do empreendedor brasileiro”, revela que, apesar do desejo de inovar, muitos empreendedores ainda gerenciam suas finanças de forma tradicional, utilizando planilhas simples e até as “jurássicas” cadernetas.

Entre os serviços fornecidos pelo Itaú Emps estão Pix ilimitado e gratuito, integração completa com a maquininha de pagamentos Laranjinha do Itaú, além de opções de crédito, como limite da conta, cartão de crédito e Pronampe.

O Itaú Emps faz parte da estratégia mais ampla do Itaú Empresas de escalar seu atendimento e de planejamento para pequenos e médios empreendedores. (Fonte: Itaú/Divulgação)

Segurança e escalabilidade

A segurança é uma das grandes preocupações do Itaú Emps. Com o aumento alarmante no número de fraudes, o serviço conta com todo o sistema de segurança do Itaú Unibanco para proteger os dados e as transações dos clientes. É possível solicitar a abertura de conta diretamente pelas lojas de aplicativo da Apple e da Google.

O Itaú Emps faz parte da estratégia mais ampla do Itaú Empresas de escalar seu atendimento e de planejamento para pequenos e médios empreendedores. Ele foca em negócios de sócio único com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. Até o final do ano, empresas com múltiplos sócios poderão abrir contas e, em 2026, microempreendedores individuais (MEIs) também terão acesso à plataforma.

Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco. (Fonte: TecMundo/The BRIEF)

A Inteligência Itaú e a gestão financeira

A IA generativa do Itaú Emps é uma solução da Inteligência Itaú, a plataforma multiagentes de inteligência artificial do banco. Diferentemente de outras IAs, ela possui acesso ao vasto conjunto de dados proprietários do Itaú Unibanco. Essa combinação de conhecimento de mercado e dados financeiros dos próprios clientes é o que permite que o Itaú Emps traga essa promessa de hiperpersonalização em atendimento para essas pessoas jurídicas.

O diretor de tecnologia do Itaú Unibanco Carlos Eduardo Mazzei contou na coletiva de imprensa que a IA atua como um assessor para que as empresas sejam mais eficientes. “Ela traduz todo esse conteúdo técnico em interações claras e acessíveis em uma conversa, oferecendo orientações práticas, previsões, alertas, ajudando os empresários a tomarem decisões mais informadas e estratégicas com segurança”, ele explica.

Pedro Prates), diretor do Itaú Empresas. (Fonte: TecMundo/The BRIEF)

Confiança para o empreendedor moderno

A pesquisa da Quaest reforça que a inovação é vista como essencial para a continuidade e relevância dos pequenos negócios. Embora os empreendedores reconheçam o valor da tecnologia, muitos ainda enfrentam desafios na sua aplicação, especialmente na gestão financeira. Quase metade dos entrevistados busca aumentar o faturamento, mas também há uma forte preocupação com a estruturação e expansão dos negócios.

Nathália Porto, diretora da Quaest, contou na coletiva que as principais necessidades na gestão financeira são controle de custos e orientação na tomada de decisões, evidenciando a demanda por soluções que combinem tecnologia e apoio consultivo. Tendo isso tudo em vista, a IA generativa pode ser um caminho de sucesso, pois já faz parte, segundo a pesquisa, da rotina de 44% dos empreendedores brasileiros, principalmente em marketing e relacionamento.

Pedro Prates, diretor do Itaú Emps, disse que “a pesquisa mostra que há abertura para soluções que inspirem confiança, sejam acessíveis e tragam valor real”. A integração da IA ao sistema bancário visa oferecer essa confiança e praticidade para o empreendedor tomar decisões financeiras mais assertivas e estratégicas.