Trump publica vídeo com IA que mostra o ex-presidente Obama sendo preso

No último domingo (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um vídeo criado por inteligência artificial que mostra Barack Obama sendo preso pelo FBI. Na ocasião, o conteúdo foi publicado na rede social Truth ao som da música “YMCA” e a frase “Ninguém está acima da lei”.

O vídeo viralizou rapidamente em inúmeras redes sociais, mas ganhou notoriedade após a publicação na Truth, plataforma de comunicação do próprio Trump;Com 1 minuto e 26 segundos de duração, esse vídeo começa com Obama citando a frase que “Ninguém está acima da lei”, seguido por outras figuras da política estadunidense;Já aos 40 segundos, é mostrada uma montagem em que Obama é preso por agentes do FBI no Salão Oval da Casa Branca, enquanto Trump assiste e sorri;O restante do conteúdo mostra o ex-presidente de uniforme laranja em uma cadeia, atrás das grades.

Vale notar que o vídeo foi publicado primeiro pelo usuário @neo8171 do TikTok, que parece ser o autor do conteúdo. No entanto, a mídia só ganhou notoriedade após a publicação de Trump, e consequentemente, de seus apoiadores. Obviamente, todo o material é completamente falso e criado com auxílio de IA.

Entenda: Casal viaja quase 400 km e descobre que atração turística de vídeo foi feita por IA

Obama é acusado de conspiração

No entanto, apesar da “brincadeira” postada por Trump, o conteúdo tem um forte apelo político no cenário norte-americano. Na última sexta-feira (18), a diretora de Inteligência Nacional dos EUA, Tulsi Gabbard, acusou Obama de ter conspirado contra Trump após se eleger como presidente em 2016, com acusações de que houve interferência russa.

A diretora diz ter “evidências avassaladoras” sobre como Obama e integrantes de seu gabinete fabricaram e politizaram a inteligência do país para aplicar golpes contra Trump. Gabbard quer que tanto o ex-presidente quanto os ex-funcionários supostamente envolvidos sejam processados.

Leia também: Microsoft deixará de contratar chineses para auxiliar Departamento de Defesa dos EUA

Nesse contexto, que se configuraria como uma traição ao povo estadunidense, Donald Trump não perdeu tempo para alfinetar Obama e seus rivais Democratas. Conteúdos como esse, porém, se tornaram comuns após a disseminação de IAs generativas realistas, como o recente Veo 3.

Para mais informações sobre inteligências artificiais e seus impactos na política internacional, fique de olho no site do TecMundo.