WhatsApp Desktop será transformado em web app; confira o que muda

O WhatsApp Desktop vai passar por mais uma grande transformação, conforme antecipado em uma atualização distribuída para a versão Beta do aplicativo. A Meta pretende substituir o app nativo para Windows por um web app mais simples no futuro.

Quem usa o WhatsApp Beta no PC já se depara com o aviso ao abrir o programa: “Nós atualizamos como o WhatsApp Beta se parece e funciona. Isso inclui a capacidade de adicionar Canais e mais funcionalidades para Status e Comunidades”, informa o app.

Leia também: WhatsApp pode ser banido e substuído por app nacional na Rússia

Visualmente, o aplicativo foi levemente reformulado. Agora há filtros de conversas — Tudo, Não lidas, Favoritas e Grupos — além de novos botões para acessar Canais e outros recursos antes indisponíveis no WhatsApp Desktop. Para quem já utiliza o WhatsApp Web, a interface parece quase idêntica.

O WhatsApp Desktop agora é um web app na versão Beta. (Fonte: Windows Latest/Reprodução)

Essa semelhança é proposital: estruturalmente, o novo WhatsApp Beta para PC é baseado no WebView 2, tecnologia da Microsoft que usa o Microsoft Edge para exibir conteúdo web. Em outras palavras, o app funciona como um contêiner que executa código de uma página (HTML, JavaScript e CSS), simulando uma aba dedicada do navegador apenas para o mensageiro.

WhatsApp Desktop agora é um web app

A nova arquitetura fica evidente ao observar o Gerenciador de Tarefas: agora aparecem vários subprocessos relacionados ao WebView 2 — algo que não acontecia nas versões anteriores, com estrutura própria.

Essa mudança surge poucos meses após o lançamento do WhatsApp para iPad, e pode ser interpretada como um realinhamento de estratégia por parte da Meta. Por muito tempo, o app para desktop foi tratado como um produto à parte, recebendo atualizações lentas e mudanças estruturais, como a migração do framework Electron para a UWP (Plataforma Universal do Windows).

Ao abandonar a versão nativa em favor de um web app, a Meta reduz redundâncias e simplifica o processo de desenvolvimento, já que WhatsApp Web e WhatsApp Desktop passam a ser, essencialmente, a mesma coisa.

Para o público, não muda (quase) nada

Para o usuário final, isso representa poucas mudanças imediatas — possivelmente apenas um desempenho inferior em relação à versão anterior e maior consumo de RAM. No entanto, a nova base técnica pode permitir que novidades sejam distribuídas com mais frequência (desde que a Meta mantenha o foco nessa versão).

O WhatsApp Desktop sempre foi o “filho negligenciado” da Meta. Após diversas reformulações estruturais, esta parece ser mais uma tentativa de trazer o app de desktop para o mesmo nível da versão mobile.

E vale ressaltar: a versão nativa do WhatsApp foi lançada em agosto de 2022 — e, no começo, recebia recursos com frequência. Ao longo do tempo, ele foi deixado de lado e ficando cada vez mais defasado frente às demais alternativas.

Por ora, o WhatsApp Desktop com estrutura de web app segue em testes, sem previsão de lançamento definitivo.

Confira: BIA, assistente virtual do Bradesco, agora faz Pix por comandos de voz e texto no WhatsApp

Quer acompanhar todas as mudanças no WhatsApp e outras novidades da Meta? Siga o TecMundo no Instagram, TikTok, X (Twitter) e Facebook.