
22 jul Ex-CEO do Google revela segredo para quem quer ter mais foco
O ex-CEO do Google, Eric Schmidt, tem uma opinião muito consolidada sobre o uso de smartphones no trabalho: não use. Em uma entrevista para o podcast Moonshot, o antigo executivo afirma que a melhor maneira para trabalhar é longe desses aparelhos, que se tornaram especialistas em roubar sua atenção.
Na conversa, Schmidt revelou acreditar que permanecer concentrado ou focado é praticamente impossível com tantas distrações tecnológicas;O ex-CEO comenta que trabalha com pesquisadores jovens na casa dos 20 anos, e desligar o celular é a maneira que eles encontraram para trabalhar em meio a tantos estímulos;A conclusão do antigo chefão do Google é que nós não conseguimos trabalhar, principalmente em pesquisas profundas, com tantos zumbidos de smartphones;Em especial, Eric se refere às constantes notificações produzidas pelos aparelhos eletrônicos para capturar a atenção dos usuários.
Desse assunto, Schmidt entende, já que esteve à frente do Google por quase uma década. Foi através dele que o sistema Android também se consolidou, e é a casa responsável por abrigar tantos aplicativos cheios de notificações, mensagens e promoções para os usuários — que não se contém ao olhar.
Confira: Casal viaja quase 400 km e descobre que atração turística de vídeo foi feita por IA
“Basicamente, tentamos monetizar todas as suas horas acordado com alguma coisa, alguma forma de anúncio, alguma forma de entretenimento, alguma forma de assinatura que seja completamente antitética à maneira como os humanos tradicionalmente trabalham”, explicou Schmidt.
Humanos tem menos atenção mesmo em frente as telas
A situação comentada pelo antigo CEO do Google não é uma novidade, ao passo que cada vez mais o ser humano se torna dependente das tecnologias eletrônicas. Professora da Universidade da Califórnia, Gloria Mark revelou em 2024 que o tempo médio de atenção dos indivíduos olhando para uma única tela caiu de 2,4 minutos em 2004 para 47 segundos no último ano.
Mesmo nas próprias telas, a nossa atenção está diminuindo. Um levantamento da DataReportal analisou 45 países, e considerou que o Brasil é o segundo país com mais pessoas em frente a uma tela. O brasileiro passa cerca de 9 horas por dia olhando para os displays.
Saiba mais: Conheça a história do eCommerce ou comércio eletrônico, as lojas de compra e venda pela internet
Para mais informações sobre ciência e tecnologia, fique ligado no site do TecMundo e não perca nenhum detalhe.