Homem-Aranha tem uma grande ligação com a criação da tornozeleira eletrônica! Entenda

Adotada no Brasil como uma medida cautelar contra pessoas que não foram condenadas, mas cujos movimentos são considerados importantes, a tornozeleira eletrônica se tornou um tema frequente do noticiário nacional. Enquanto muitos sabem sobre as funções do dispositivo, sua origem ligada aos quadrinhos é um pouco mais desconhecida.

A origem dos superpoderes do Hulk e outros heróis

Publicada há quase 50 anos, uma edição do Homem-Aranha foi a responsável por dar a um juiz uma ideia que resultou na criação do aparelho usado atualmente. Com isso, ela provou que a ficção muitas vezes é a responsável por trazer ideias cuja aplicação na realidade se mostra bastante útil.

Como Homem-Aranha ajudou a criar a tornozeleira eletrônica?

Além de aparecer em quadrinhos com o formato tradicional durante os anos 1970, o Homem-Aranha também era a estrela de tiras semanais nessa época. Em uma história que circulou por esse meio, que durou entre agosto e setembro de 1977, surgiu a ideia que foi transformada na tornozeleira eletrônica.

Na história em quadrinhos, o Rei-do-Crime consegue prender uma pulseira no herói, que é capaz de acompanhar todos os seus movimentos;O dispositivo não pode ser removido com facilidade, o que atrapalha a vida do personagem;O juiz Jack Love, do estado do Novo México (nos Estados Unidos) teve a ideia de um aparelho para combater o crime a partir dessa trama;Junto ao engenheiro Michael Goss, ele desenvolveu o aparelho que, inicialmente, ficou conhecido como “algema eletrônica”;Love foi o primeiro a usar a tornozeleira eletrônica durante seus testes, afirmando que ela o deixava em uma “guia bastante curta”.

A primeira versão da tornozeleira eletrônica tinha o tamanho de uma caixa de cigarros e se comunicava com um receptor instalado em uma linha telefônica fixa. A cada 60 segundos, ele enviava um sinal para detectar se o aparelho estava dentro dos limites estabelecidos — caso a distância de 45 metros fosse violada, uma ligação automática para a central de polícia era feita.

Aparelho começou a ser usado há mais de 40 anos

O primeiro uso documentado da invenção inspirada pelo Homem-Aranha aconteceu em 1983. Na época, o juiz Love decidiu fazer experimentos com três criminosos condenados por crimes que ele julgava serem leves. Em um deles, um homem havia sido preso por passar cheques sem fundo, mas precisava ficar em casa para cuidar de uma criança.

No entanto, semanas após passar 30 dias com a tornozeleira, ele foi preso por roubar itens de uma loja. Já o segundo caso envolveu um veterano da Guerra do Vietnã que, após seis dias com o aparelho, violou sua condicional por aparecer bêbado — o que o levou de volta à cadeia pela receptação de bens roubados.

Já o terceiro caso envolveu um homem preso por dirigir bêbado uma segunda vez, que cumpriu os 30 dias determinados e parece não ter violado novamente a lei. O dispositivo ganhou fama rapidamente, fazendo com que o juiz abandonasse sua profissão e passasse a se dedicar inteiramente à empresa Goss-Link, que os fabricava.

Os inventores do dispositivo que conhecemos atualmente não ficaram ricos com a invenção. Em 1984, a fabricante foi forçada a abrir falência após se ver sem dinheiro para financiar suas operações. No entanto, várias outras companhias já haviam abraçado a ideia e garantiram que o eletrônico prosperaria entre forças policiais desde então.

Nicolas Cage vira Homem-Aranha na série live-action Spider-Noir! Veja trailer e previsão de lançamentoQuer ver tudo da Marvel? De Loki a Homem-Aranha, assine o Disney+ e mergulhe no MCU completo!

E aí, você sabia da conexão do Homem-Aranha com a tornozeleira eletrônica? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!