Quarteto Fantástico já teve quatro jogos, e todos são ruins! Relembre cada um deles

Falta pouco para a grande estreia de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, novo filme da franquia que chega às telonas na próxima quinta (24) e promete grandes emoções para a próxima fase da Marvel nos cinemas. 

Leia também: Qual a origem do Quarteto Fantástico nos quadrinhos? Conheça a história dos personagens

A expectativa dos fãs, claro, está nas alturas. Mas enquanto a nova produção não chega às telonas, muitos entusiastas do quarteto já começaram a revisitar (ou descobrir) outras mídias onde os heróis também marcaram presença.

Nos videogames, por exemplo, o Quarteto Fantástico tem uma trajetória curiosa. Embora não tenha uma lista tão extensa de games quanto outros personagens da Marvel, o grupo já protagonizou e participou de alguns títulos por aí — que vão do clássico ao esquecível. 

Lista de jogos do Quarteto Fantástico

Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa apareceram tanto em jogos próprios quanto como coadjuvantes em aventuras maiores envolvendo todo o universo da Marvel nos quadrinhos ou filmes.

Nesta nova lista do Voxel, relembramos alguns dos principais jogos em que o Quarteto Fantástico teve destaque. De aventuras solo a participações especiais, vale a pena conferir como o grupo buscou espaço no mundo dos videogames — e matar a saudade enquanto o novo filme não chega!

Quarteto Fantástico (PS1 — 1997)

Desenvolvido pela Probe Entertainment e baseado em um beat ‘em up lateral, o primeiro jogo do Quarteto Fantástico reúne os quatro heróis clássicos em níveis que vão de Nova York ao planeta natal dos Skrulls. Cada personagem possui movimentos únicos e especiais, com a opção de multiplayer cooperativo via multitap.

A recepção foi amplamente negativa, com críticas apontando controles ruins, sprites rudimentares e jogabilidade bem repetitiva. Sites como IGN e GameSpot listam o game entre os piores jogos licenciados já lançados.

Quarteto Fantástico (2005 — PS2, Xbox, GameCube, GBA e PC)

Baseado no primeiro filme da franquia lançado em 2005 (que tinha Chris Evans como Tocha Humana), esse jogo do Quarteto Fantástico também é um beat ’em up e recebeu elogios moderados pela sua estrutura sólida, trilha sonora com bandas como Jurassic 5 e por incluir vozes do elenco original. No PS2, marcou 64 pontos de média no Metacritic — enquanto as versões de Xbox e GameCube ficaram na faixa de 61/63 pontos.

O IGN considerou o jogo “aceitável, com ideias interessantes” e recomendou alugar antes de comprar — claro, na época em que ainda era possível fazer isso. A avaliação geral foi de notas medianas, com alguns pontos positivos por trazer conteúdo adicional e estrutura cooperativa, mas ainda longe de impressionar a crítica.

Quarteto Fantástico: Em Chamas (GBA — 2005)

Também inspirado pelo filme de 2005, Quarteto Fantástico: Em Chamas trouxe ação em 2D com mecânicas simplificadas para o Game Boy Advanced. Embora visualmente competente, sua jogabilidade passou despercebida e não teve destaque nos grandes portais.

A recepção geral, no entanto, pode ser considerada morna: embora não tenha registros no Metacritic, o título é frequentemente mencionado como inferior aos jogos dos consoles de mesa da época — mas ainda oferece algum tipo de entretenimento para os fãs da franquia.

Quarteto Fantástico: A Ascensão do Surfista Prateado (2007 — PS2, PS3, Xbox 360, Wii e DS)

Inspirado no segundo filme, lançado em 2007, Quarteto Fantástico: A Ascensão do Surfista Prateado tentou expandir a experiência em múltiplas plataformas, mas teve desempenho bem abaixo do esperado. No Metacritic, sua média é de apenas 45 pontos, com avaliações negativas em todas as versões — incluindo PS2, Wii e Xbox 360.

O GameSpot considerou a aventura “tediosa”, também criticando gráficos pobres, IA incompetente e níveis repetitivos. As animações algumas vezes causam queda de performance, e a experiência geral foi considerada inferior mesmo dentro da linha dos derivados de filmes.

Participações especiais do Quarteto Fantástico em outros jogos

Como mencionado acima, o Quarteto Fantástico também fez inúmeras participações em outros jogos ao longo dos últimos anos. Algumas delas incluem colaborações em títulos como os RPGs de ação Marvel: Ultimate Alliance (2006) e Marvel: Ultimate Alliance 2 (2009).

Leia também: Como o Quarteto Fantástico será integrado na linha do tempo do MCU? Entenda ligação com Thunderbolts

Além disso, é possível encontrar o quarteto de heróis em LEGO Marvel Super Heroes (2013) e LEGO Marvel Super Heroes 2 (2017) — e também no jogo de celulares Marvel Strike Force (2018).

A colaboração mais recente, que para muitos fãs é uma das melhores representações do Quarteto Fantástico já feita em um jogo, foi em Marvel Rivals — onde é possível explorar todos os quatro personagens. Lembrando que cada um deles possui seu próprio kit de habilidades e são extremamente divertidos de jogar.

Conhecia alguns dos jogos do Quarteto Fantástico listados acima? Comente nas redes sociais do Voxel qual deles mais trouxe destaque para os heróis!