YouTube fatura quase US$ 10 bilhões com anúncios no 2º trimestre de 2025

Superando as expectativas dos analistas de mercado, o YouTube faturou US$ 9,8 bilhões com receita de publicidade no segundo trimestre de 2025, o equivalente a R$ 54,1 bilhões pela cotação do dia. A informação consta no balanço financeiro divulgado pela Alphabet, controladora do streaming, na quarta-feira (23).

Esse número representa um aumento em relação ao faturamento com anúncios de US$ 8,7 bilhões (R$ 48 bilhões) registrado no mesmo período do ano passado. A quantia também supera por pouco o valor previsto de US$ 9,6 bilhões (R$ 53 bilhões) para os meses de abril, maio e junho.

Leia também: 20 anos de YouTube: o que mudou do começo ao futuro da plataforma de vídeosÉ necessário assinar a versão paga do YouTube se você quiser se livrar dos anúncios. (Imagem: Getty Images)

Concorrentes também querer ganhar mais com publicidade

O aumento da receita de anúncios do YouTube tem feito as plataformas rivais mudarem suas estratégias, tentando se aproximar dos valores obtidos pelo serviço de vídeos do Google. Como destaca o TechCrunch, a Netflix é uma das empresas que quer ganhar mais com publicidade.

Em maio, a gigante do streaming revelou que possui 94 milhões de usuários mensais ativos em seu plano com anúncios mais barato, cerca de 20 milhões a mais do que em novembro de 2024;Lançada em 2022, a modalidade que exibe alguns minutos de propaganda a cada hora vem se tornando uma das principais apostas da empresa para faturar;Durante a teleconferência de resultados na última semana, a Netflix disse que pretende dobrar a arrecadação com anúncios este ano;A marca não revelou o faturamento do segundo trimestre, mas analistas estimam que ela tenha ganhado US$ 3 bilhões (R$ 16,5 bilhões) com publicidade no período;HBO Max e Amazon Prime Video também seguem a tendência, apostando cada vez mais em planos com anúncios para aumentar a receita.

Vale lembrar que o app do YouTube para smart TVs é uma das principais fontes de receita publicitária da plataforma. A versão representa uma parcela significativa da audiência do streaming, fazendo a gigante das buscas investir em novas funcionalidades focadas em quem assiste pelo televisor.

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Um levantamento divulgado pela Nielsen aponta que o streaming do Google liderou a audiência nas TVs dos Estados Unidos em abril e maio, superando concorrentes de peso como Netflix e Disney+. A plataforma já havia apresentado bons resultados nos três primeiros meses do ano, quanto também se manteve na ponta.

Muitos usuários preferem acessar o YouTube nas TVs. (Imagem: Getty Images)

Alphabet aumenta receita total em 13%

No geral, o balanço financeiro da Alphabet no segundo trimestre de 2025 apontou uma receita total de US$ 96,4 bilhões (R$ 532,6 bilhões), 13% a mais do que o registrado no segundo trimestre do ano passado. Um dos destaques foi o faturamento com o Google Cloud, que aumentou 32%, chegando a US$ 13,6 bilhões (R$ 75,1 bilhões).

As assinaturas de serviços do Google, as vendas de dispositivos da marca e as receitas com o buscador também registraram aumentos significativos no trimestre encerrado em 30 de junho. Outro destaque está nos ganhos com as soluções de inteligência artificial da companhia de Mountain View.

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“Tivemos um trimestre excepcional, com crescimento robusto em toda a empresa. Estamos liderando na fronteira da IA e avançando a um ritmo incrível. A IA está impactando positivamente cada parte do negócio, impulsionando um forte momento”, comemorou o CEO do Google, Sundar Pichai, em comunicado.

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