YouTube Shorts agora gera vídeos a partir de imagens estáticas com a IA Veo

Mais uma novidade de geração de vídeos com inteligência artificial chegou ao YouTube Shorts. A nova função utiliza modelos generativos para transformar imagens estáticas em vídeos animados.

O recurso permite que o usuário selecione qualquer imagem da galeria do celular para gerar uma animação. Para isso, basta escolher a foto, selecionar uma sugestão criativa e conferir o resultado.

Leia mais: YouTube vai desmonetizar vídeos ruins feitos por IAs; entenda a nova política

“Por exemplo, com [o recurso] Foto para vídeo você pode adicionar movimento para fotos de paisagens, animar cliques do dia a dia ou dar vida a fotos tiradas em grupo”, descreve o Google.

O YouTube Shorts utiliza o modelo Veo 2 para gerar os vídeos;O Google promete integrar o modelo Veo 3 ainda neste verão do hemisfério norte (entre junho e setembro).

Inicialmente, o recurso está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. A expectativa é que mais regiões recebam a novidade ao longo do ano.

Esboço para imagem e novo “AI playground”

O Google também anunciou um gerador de imagens baseado em esboços. A funcionalidade usa IA para interpretar rabiscos feitos na tela e transformar o rascunho em uma arte — um recurso semelhante ao “Esboço para Imagem” presente no Galaxy AI.

Para reunir todas essas novidades, o YouTube Shorts agora conta com uma seção chamada “AI playground”. Nela, estarão concentradas todas as ferramentas criativas com IA, como geração de vídeos a partir de fotos, animação de imagens estáticas, criação de artes e mais.

O “AI Playground” pode ser acessado na tela de gravação do YouTube Shorts. (Fonte: YouTube/Reprodução)

A seção estará acessível por um botão no canto superior direito da interface de gravação de um novo Shorts.

Confira: YouTube apaga 11 mil canais que faziam propaganda pró China e Rússia

Fique ligado no TecMundo para mais novidades sobre inteligência artificial e as novas ferramentas do YouTube.