
29 jul Agente do ChatGPT supostamente burla CAPTCHA enquanto navega na web
O agente do ChatGPT aparentemente consegue passar por CAPTCHAs sem ser identificado como um robô, segundo o relato de um usuário do Reddit. Ele observou a ferramenta em ação e percebeu que, ao se deparar com o verificador de humanidade, a inteligência artificial simplesmente clicou na caixa de seleção e conseguiu burlar o mecanismo.
O episódio foi compartilhado na semana passada pelo usuário u/lgkn, no subreddit r/OpenAI. No primeiro print, o usuário mostra que o agente do ChatGPT reconhece o desafio do CAPTCHA fornecido pela Cloudflare — que, neste caso, consiste apenas em clicar em uma checkbox.
Leia mais: IAs podem herdar ‘comportamentos malignos’, diz estudo
“O link está inserido, então agora eu devo clicar na checkbox ‘Verificar que você é um humano’ para completar a verificação no Cloudflare. Essa etapa é necessária para provar que eu não sou um robô e prosseguir com a ação”, descreveu o ChatGPT. No segundo print, o desafio aparece como concluído.
Embora o relato chame atenção, não é possível atestar sua veracidade: as imagens não mostram o chatbot realizando a ação de forma autônoma. Atualmente, o agente do ChatGPT está disponível apenas para assinantes do plano ChatGPT Pro, que custa US$ 200 (cerca de R$ 1.110) por mês.
Lançado em 17 de julho deste ano, o agente do ChatGPT funciona como um assistente virtual capaz de executar tarefas automaticamente com base nas instruções do usuário.
Como funciona o CAPTCHA de um só clique?
O CAPTCHA, sigla para “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart”, é um teste amplamente usado para identificar se o visitante de um site é um ser humano. Os desafios variam, podendo incluir identificação de caracteres, objetos em imagens ou, como no caso citado, o simples clique em uma checkbox.
Esse tipo de CAPTCHA analisa dados como o movimento do mouse e os cookies do navegador para verificar se a ação foi realizada por um humano. De acordo com a Cloudflare, o padrão de movimentação do cursor de uma pessoa apresenta variações específicas e difíceis de serem reproduzidas por uma máquina.
Cupom Dell | 32% off – Julho de 2025Cupom KaBuM | 70% off – Julho de 2025
Ainda não está claro como o ChatGPT conseguiu burlar o CAPTCHA da Cloudflare — nem se a ação foi realmente executada de forma autônoma. De toda forma, o caso levanta dúvidas sobre a real eficácia dos métodos atuais de verificação de humanidade.
Saiba: Robô humanoide se descontrola e quase fere humanos durante testes
Quer ficar por dentro das principais discussões sobre inteligência artificial e segurança digital? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e não perca nenhuma atualização!