
29 jul Golpe usa fotos de idosos na rua para fraudes bancárias; Entenda o crime
Um novo golpe aparentemente despretensioso tira o sono de muitos idosos pelo Brasil. Pessoas mais velhas são abordadas recorrentemente na rua para tirar o que aparentam ser simples fotos com estranhos. O que elas não sabem é que essas fotografias são usadas para burlar sistemas de reconhecimento facial e aplicar fraudes de empréstimos.
Foi isso o que aconteceu com Célia Moreno, uma aposentada abordada na rua para tirar uma foto com duas pessoas. Ao Jornal Nacional, ela conta que pensou se tratar de uma selfie, mas os elementos solicitaram que ela ficasse séria e sem os óculos. Nesse processo, Célia foi fotografada inúmeras vezes.
Entenda: Brasil é destaque no investimento em cibersegurança, mas segue um alvo exposto para ataques
“Ela [a golpista] só falava: ‘Não está indo, não está dando, não foi, não foi’. Eu nem… Tirou umas dez fotos”, explicou a aposentada. Em troca das fotos, ela receberia uma cesta básica, mas para isso ainda precisou mostrar seus documentos, que também acabaram fotografados pelos criminosos.
Criminosos se aproveitam da inocência e falta de entendimento tecnológico dos idosos (Imagem: GettyImages)
Um mês depois, a surpresa chegou. Os golpistas começaram a descontar R$ 600 de seu salário, que ocorre por conta de um falso empréstimo bancário que Célia sofreu.
Por que golpistas estão fotografando idosos?
As fotografias tiradas do rosto da aposentada e de muitos outros idosos, tem um objetivo claro: burlar sistemas de reconhecimento facial. Esses sistemas, usados em aplicativos como o Gov, Meu INSS, e instituições financeiras, funcionam como uma barreira de proteção para evitar fraudes.
Confira: Entenda o que é e como evitar o novo ‘Golpe do Recibo’
Para que o reconhecimento pela face funcione, a pessoa precisa estar séria e sem nenhum adorno que dificulte o processo, como óculos ou bonés. Ao captar as imagens de idosos e ter acesso aos seus documentos, os golpistas conseguem facilmente solicitar empréstimos no nome deles, e deixar para que as parcelas da transação sejam pagas pelas vítimas.
Como se proteger de golpes de reconhecimento facial?
Embora a correria do dia a dia possa deixar as pessoas menos concentradas para identificar golpes, é importante prestar atenção em determinados comportamentos.
Nunca tire seus óculos, bonés ou outros itens decorativos quando um estranho pedir para tirar fotos com você;Caso alguém queria uma fotografia, permita somente uma selfie e sorria, já que isso dificulta o trabalho dos golpistas;Não permita que as fotografias feitas por desconhecidas estejam muito próximas da sua face; permite apenas fotos de corpo inteiro ou da cintura para cima;Jamais mostre ou deixe seus documentos pessoais, como carteira de identidade e CPF, serem fotógrafos por terceiros;Desconfie caso a pessoa tente tirar muitas fotos em sequência do seu rosto.
Para mais informações sobre segurança e golpes, continue ligado no site do TecMundo para não perder nenhuma informação.