
30 jul ChatGPT se transforma em professor com o novo ‘Modo Estudo’
A OpenAI anunciou ontem (29) o “Modo Estudo”, um novo recurso do ChatGPT destinado ao público estudantil que costuma utilizar a IA generativa na resolução de exercícios e na produção de trabalhos acadêmicos. A solução propõe realizar algumas mudanças nesta relação, transformando o bot em um professor.
De acordo com a startup americana, a ideia é evitar que os estudantes usem a tecnologia apenas em busca de respostas prontas, o que prejudica o aprendizado. Assim, a novidade pode até se recusar a fornecer respostas diretas em determinados casos, para estimular o usuário a se envolver com os materiais de apoio.
Leia também: Agente do ChatGPT supostamente burla CAPTCHA enquanto navega na web
As ChatGPT becomes a go-to tool for students, we’re committed to ensuring it fosters deeper understanding and learning.
Introducing study mode in ChatGPT — a learning experience that helps you work through problems step-by-step instead of just getting an answer. pic.twitter.com/B8VbRYJH6r
— OpenAI (@OpenAI) July 29, 2025
Como funciona o modo estudo do ChatGPT?
Desenvolvido em parceria com professores, profissionais da pedagogia e cientistas, o novo modo da IA da OpenAI focado em estudantes estimula o usuário a ter uma participação mais ativa. Quando ativado, ele pede que você explique seus objetivos e informe o nível de conhecimento sobre o tema pesquisado.
A partir daí, o bot irá interagir com o estudante por meio de questionamentos que estimulam o pensamento crítico e a autorreflexão, orientando o raciocínio do usuário;O novo modo organiza as respostas em seções de fácil acompanhamento, trazendo maior clareza na conexão entre os tópicos, ao mesmo tempo em que reduz a sobrecarga em conteúdos complexos;Segundo a empresa, a novidade também analisa o histórico do usuário para se adaptar ao seu nível de habilidade, melhorando a produtividade e a concentração;O progresso do aluno é acompanhado por meio de questionários de múltipla escolha, do feedback personalizado e da análise da capacidade de aplicar o conteúdo aprendido em outros contextos;É possível desativar o modo estudo do ChatGPT a qualquer momento, se você quiser modificar suas metas de aprendizado.
A desenvolvedora destaca que o bot tutor apresenta comportamento baseado em pesquisas científicas sobre aprendizado, tendo sido construído para promover o aprendizado profundo. Dessa forma, foi possível transformar a IA em uma ferramenta de educação mais adequada.
Saiba mais: Com 500 milhões de usuários, ChatGPT recebe 2,5 bilhões de solicitações por dia
“Em vez de fazer o trabalho para os alunos, o modo Estudo incentiva o pensamento crítico sobre aquele tema. Recursos como esse são um passo positivo rumo ao uso eficaz da IA na aprendizagem. Mesmo na era da IA, a melhor aprendizagem ainda ocorre quando os alunos se entusiasmam e se envolvem com o material das aulas”, explicou o diretor de programas de IA da Common Sense Media, Robbie Torney.
Com o modo estudo, o ChatGPT se transforma em um tutor, auxiliando o usuário na preparação para provas e exames. (OpenAI/Divulgação)
Como usar o modo Estudo do ChatGPT?
Disponível para usuários gratuitos, Plus, Pro e Team, o novo recurso do ChatGPT pode ser ativado clicando na opção “Modo Estudo” abaixo da janela de prompt, fazendo a IA mudar a forma como interage. É necessário realizar login para habilitar a funcionalidade que chegará ao plano Edu nas próximas semanas.
A OpenAI ressalta que a novidade foi criada pensando em estudantes universitários. Outro detalhe é que a ferramenta ainda possui limitações e deve receber melhorias em breve, com base no feedback dos usuários, corrigindo eventuais erros e comportamentos inconsistentes nas interações.
Fique por dentro: Qual nota professores e outras IAs dariam para uma redação escrita pelo ChatGPT? Teste mostra
E você, já usou o novo modo que transforma o ChatGPT em professor? Compartilhe as suas impressões sobre a ferramenta com a gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.