Max Headroom: Conheça filme cyberpunk que inspirou ataques como o da Record

Na última terça-feira (29), quem acompanhava a programação do News 19 Horas através do canal da Record News na internet se deparou com um fenômeno estranho. Sem nenhum aviso prévio, o sinal da emissora passou a transmitir uma creepypasta conhecida como “The Wyoming Incident”.

Produzida em 2006, ela conta a história de um suposto ataque hacker a um canal de TV capaz de gerar terror em massa entre o público. Enquanto o episódio gerou confusão e resultou no início de uma investigação, ele não é inédito. Em 1987, a emissora norte-americana WTTW passou por uma situação semelhante que transformou o filme Max Headroom em um evento histórico.

Cyberpunk 2077? Conheça as ‘tatuagens eletrônicas’ desenvolvidas por cientistas para diagnosticar doenças

O que é Max Headroom: 20 Minutes into the Future?

Escrito por Steve Roberts e dirigido por Rocky Morton e Annabel Jankel, Max Headroom: 20 Minutes into the Future é um longa de ficção científica lançado em 1985. Inspirado pelo movimento cyberpunk, ele mostra um futuro distante no qual corporações corruptas dominam o meio público e manipulam a população para ganhos próprios.

A produção foi encomendada pela britânica Chrysalis Visual Programing e foi exibida pela primeira vez no Channel 4, em 4 de abril de 1985;O protagonista Max (Matt Frewer) se torna famoso como um apresentador que critica a sociedade e a mídia em seus programas;Após a transmissão do filme, o protagonista passou a apresentar um programa conhecido como The Max Headroom Show;O longa-metragem também resultou na produção da série Max Headroom, produzida pela rede americana ABC;Apesar de ser anunciado como o “primeiro apresentador feito em computação gráfica”, o personagem é interpretado por um ator real usando várias próteses e efeitos de maquiagem e iluminação.

O elenco da produção, inclusive, conta com nomes que são conhecidos até hoje na televisão e cinema. Matt Frewer, intérprete do protagonista, participou do filme de Watchmen, Hércules e Madrugada dos Mortos. Já a série conta com a participação de Jeffrey Tambor, conhecido por Arrested Development e Hellboy.

Toda a produção de Max Headroom surgiu como um desejo do Channel 4 de criar conteúdos que interessassem a uma geração bastante focada nos clipes musicais e na programação a MTV. O personagem acabou se transformando em um apresentador bem-sucedido do canal, e o filme que o apresentou virou uma espécie de sucesso cult no Reino Unido e em diversos outros países.

O famoso sequestro de sinal

Poucos anos depois do lançamento do longa-metragem cyberpunk, Max Headroom se tornou conhecido em 1987 entre o público norte-americano graças a um ataque hacker nas redes WGN-TV e WTTW, que atuam na cidade de Chicago. A transmissão dos canais foi interrompida por uma pessoa vestida como o personagem que falava uma série de frases ininteligíveis.

O primeiro incidente aconteceu na WGN-TV, que demorou cerca de 30 segundos até conseguir recuperar o controle sobre seus sinais. Aproximadamente duas horas depois, o mesmo aconteceu com a WTTW, que transmitia a série britânica Doctor Who, em uma invasão com efeitos mais duradouros.

Emulando o personagem do filme, o responsável falava sobre tópicos desconectados, antes de ser expulso de cena por uma mulher usando um mata-moscas. Apesar de a Federal Communications Commission (FCC) ter investigado o caso, até hoje não se sabe quem foi o responsável pela invasão, tampouco detalhes de como ela foi realizada.

8 livros de ficção científica Cyberpunk para ler

Onde assistir ao filme?

Infelizmente, tanto o filme quanto a série de Max Headroom não estão disponíveis em serviços de streaming no Brasil, impossibilitando assistir a marcante obra de forma legal no país. No entanto, é possível encontrar compilados de cenas e recortes em vídeos no YouTube. Acima, por exemplo, você pode conferir a participação do personagem no filme Pixels, de Adam Sandler.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!