Gerenciador de senhas do Dropbox será desativado; confira prazos e o que fazer agora

O gerenciador de senhas Dropbox Passwords será descontinuado em breve. O serviço, que pertence à plataforma de armazenamento de arquivos Dropbox, ganhou data para deixar de funcionar e orientações aos usuários.

De acordo com o comunicado oficial, o encerramento envolve “esforços para focar em aprimorar outros recursos do produto principal” do Dropbox. A ferramenta estava no ar desde 2020, quando a companhia comprou um serviço chamado Valt e rebatizou com a própria marca.

Quando o Dropbox Passwords vai parar de funcionar?

O processo de descontinuar o serviço será gradual e baseado em diferentes datas, cada uma envolvendo o fim de parte das operações. Anote na agenda para não perder acesso aos dados:

em 28 de agosto de 2025, você não poderá mais salvar ou cadastrar senhas no aplicativo ou navegador e nem preencher automaticamente um login. Só será possível visualizar a base de dados salva na sua conta;em 11 de setembro de 2025, o aplicativo para dispositivos móveis deixará de funcionar e apenas a extensão para navegadores seguirá no ar;em 28 de outubro de 2025, ocorre o fim definitivo da plataforma. Isso significa que não será mais possível usar o recurso de monitoramento e nem mesmo acessar as suas senhas salvas, que serão deletadas dos servidores.

Para além de salvar senhas, o Dropbox Passwords trazia o recurso de guardar informações de pagamento para acelerar compras online, como no caso de cartões de crédito. A ferramenta também oferecia gratuitamente o monitoramento na dark web em busca de eventuais vazamentos dos seus dados.

O que fazer a partir de agora?

Usuários do Dropbox Passwords terão até o dia 28 de outubro para exportar e salvar os dados de acesso salvos na plataforma para não perder acesso ao conjunto de logins e senhas. O ideal é que você siga utilizando um programa do tipo, bastante útil para proteger códigos de acesso e gerar sequências aleatórias mais seguras.

O próprio serviço recomenda que você migre para outro gerenciador de senhas, como o 1Password, e transporte para ele um arquivo na extensão .CSV contendo as sequências de acesso. A plataforma criou uma página de suporte com um tutorial que ensina você a fazer essa migração específica.

O aplicativo para dispositivos móveis deixa de funcionar em setembro. (Imagem: Reprodução/Google Play Store)

Se preferir, é possível também fazer o procedimento manualmente para qualquer outro programa ao acessar a extensão para navegadores e clicar no seu avatar. Lá, vá em “Preferências”, depois em “Conta” e toque em “Exportar” para fazer o download das informações.

Curiosamente, esse é o segundo gerenciador de senhas que anunciou o fim das atividades em pouco tempo. A Microsoft confirmou o fim do Authenticator também para agosto deste ano, incorporando parte das funções no navegador Microsoft Edge.

Quer saber exatamente o que é e como funciona um gerenciador de senhas? Confira a explicação completa neste artigo!