
01 ago ChatGPT remove recurso que mostrava conversas privadas no Google
A OpenAI confirmou na quinta-feira (31) a remoção do recurso que permitia indexar links de conversas com o ChatGPT no Google e outros mecanismos de pesquisa, tornando as interações com a IA públicas, após preocupações com a privacidade. Segundo a empresa, a ferramenta objetivava ajudar as pessoas a descobrir “conversas úteis”.
Os primeiros relatos de que as conversas com a IA podiam aparecer no Google para qualquer pessoa surgiram na quarta-feira (30). De acordo com a Fast Company, milhares de bate-papos foram encontrados no buscador ao realizar pesquisas específicas, muitos deles contendo relatos de situações íntimas.
We just removed a feature from @ChatGPTapp that allowed users to make their conversations discoverable by search engines, such as Google. This was a short-lived experiment to help people discover useful conversations. This feature required users to opt-in, first by picking a chat… pic.twitter.com/mGI3lF05Ua
— DANΞ (@cryps1s) July 31, 2025
Por que as conversas com o ChatGPT estavam visíveis no Google?
A indexação das conversas com o bot da OpenAI nos buscadores acontece por meio da função “Compartilhar” do ChatGPT. Ao ativá-la, o que exige outros passos, é criado um link que torna aquela conversa rastreável pelo Google, possibilitando exibi-la nos resultados de pesquisas.
Conforme a reportagem, uma busca por “site:chatgpt.com/share” apresentou mais de 4,5 mil conversas indexadas publicamente, sem revelar o nome dos usuários envolvidos nelas;Em alguns desses links, havia conversas sobre saúde mental, questões de trabalho, assédio, vida sexual, relacionamentos e outros temas;Apesar de as conversas não apresentarem diretamente informações confidenciais, parte delas poderia expor experiências pessoais profundas que se tornariam publicamente acessíveis;Também havia o risco de nomes de empresas, locais e dados corporativos serem expostos indevidamente.
Como explicou o Diretor de Segurança da Informação da OpenAI, Dane Stuckey, a novidade era um “experimento de curta duração para ajudar as pessoas a descobrir conversas úteis”. No entanto, a startup decidiu descontinuar a ferramenta para priorizar a segurança e a privacidade dos usuários.
“Acreditamos que esse recurso criou muitas oportunidades para as pessoas compartilharem acidentalmente coisas que não pretendiam, por isso estamos removendo a opção. Também estamos trabalhando para remover conteúdo indexado dos mecanismos de busca relevantes”, comentou Stuckey em seu perfil no X.
Muitos usuários podem ter exposto suas conversas com o ChatGPT sem saber, ao ativar a função de compartilhamento. (Imagem: Getty Images)
Como proteger as conversas com o ChatGPT?
Para quem utilizou a função que estava sendo testada pela OpenAI e quer evitar tornar as suas conversas públicas, a melhor opção é excluir os links criados pela ferramenta. Isso pode ser feito no painel de links compartilhados da conta, que também permite verificar quais informações foram citadas em cada bate-papo.
Faça login em seu perfil, acessando a página da IA por meio do navegador, e entre nas configurações, clicando no nome de usuário no canto esquerdo da tela. Vá à opção “Controlar dados”, depois em “Links compartilhados” e “Gerenciar”, bastando clicar no ícone da lixeira para remover o link em questão.
É importante lembrar que mesmo após a exclusão do link de conversa, ele ainda poderá continuar visível por meio das páginas em cache por algum tempo ou até uma próxima atualização feita pelo Google. Dessa forma, vale tomar alguns cuidados caso queira compartilhar suas interações com o ChatGPT.
Além de não digitar qualquer informação sigilosa nas conversas com o bot inteligente, evite usar a função “Compartilhar”, a menos que seja necessário. Uma alternativa interessante é usar capturas de tela ou copiar e colar o texto se quiser exibir as interações em suas redes sociais, impedindo a criação de um link público.
Você usou o recurso de compartilhamento de conversas do ChatGPT? Nos conte a sua experiência nas redes sociais do TecMundo.