
01 ago Fim do Microsoft Authenticator: 5 alternativas gratuitas de gerenciadores de senhas
Utilizar um gerenciador de senhas atualmente é uma tarefa bastante recomendada em termos de cibersegurança. Esse tipo de programa ajuda a guardar todos os seus códigos de acesso, é capaz de gerar sequências aleatórias de difícil adivinhação e facilita o login no PC, tablet ou smartphone.
Porém, o mercado desse tipo de ferramenta pode passar por mudanças que obrigam você a trocar repentinamente de serviço. Só neste ano, dois programas da área foram descontinuados: o Microsoft Authenticator e o Dropbox Passwords.
A ferramenta da Microsoft, encerrada em agosto de 2025, teve alguns recursos incorporados ao navegador Edge. Já o serviço da plataforma de armazenamento de arquivos Dropbox deixa de existir como um todo a partir de outubro e já não aceita novas adições de senhas.
Pensando no cenário desses e outros usuários, o TecMundo reuniu alguns gerenciadores de senhas e de códigos de autenticação em dois fatores sem custos que podem servir como substitutos — ou então se tornar o seu primeiro programa nesse setor da proteção digital.
LastPass
O LastPass é um dos gerenciadores de senhas mais populares do mercado e também um dos que oferece a maior quantidade de recursos na versão gratuita. Apesar de contar com planos premium, ele é perfeitamente utilizável apenas com a criação de um cadastro.
Imagem: Divulgação/LastPass
Além de guardar as senhas, as funções gratuitas incluem um gerador de sequências, preenchimento automático, anotações seguras, monitoramento da dark web para vazamentos, suporte básico e salvamento de códigos de autenticação.
Por outro lado, o aplicativo só oferece o acesso em um dispositivo por conta no plano grátis, como um computador, por exemplo. Os planos pagos são relativamente acessíveis para a categoria e envolvem diferentes modalidades de assinatura, incluindo um modo Família com suporte para até seis contas.
Bitwarden
Outro serviço que se destaca pelos planos pagos e oferece uma alternativa gratuita bastante completa é o Bitwarden. A vantagem desse gerenciador de senhas está no suporte para dispositivos ilimitados sem precisar pagar nada por isso, o que significa a possibilidade de acessar a lista de senhas armazenadas em todos os seus aparelhos.
Imagem: Divulgação/Bitwarden
A plataforma opera em navegadores, PCs e dispositivos móveis com recursos como gerenciamento de senhas, dados de cartões de crédito identidades ou chaves de acesso, além de permitir o compartilhamento desses dados com um usuário de confiança — como um parente ou contato de emergência, por exemplo.
Ele ainda traz como função a exportação criptografada de dados, login seguro em duas etapas e a integração com clientes de email. Os planos pagos e opcionais do Bitwarden, que começam em US$ 10 anuais (ou cerca de R$ 55 na cotação atual), possuem ainda a função de criptografia de até 1 GB de arquivos e prioridade no atendimento do suporte técnico.
Gerenciador de senhas do Google
Qualquer dono de uma Conta do Google (que normalmente é também o seu Gmail) pode utilizar um gerenciador e preenchedor de senhas embutido no próprio conjunto de ferramentas da plataforma. Ele pode ser acessado de forma nativa nas configurações do navegador Google Chrome, no Android ou então via um endereço no navegador.
Imagem: Divulgação/Google
Além de permitir o salvamento e gerenciamento de senhas, esse serviço faz um check-up constante para descobrir se as suas sequências de acesso foram expostas em algum tipo de vazamento ou venda de bases de dados, auxiliando no processo de atualização ou troca das senhas. Ele ainda oferece importação de senhas no formato CSV de outros programas e exportação caso você queira mudar para concorrentes.
Apesar da vantagem de ser integrado ao Google e ser totalmente grátis, isso torna ele também limitado em uso às plataformas da empresa (Google Chrome para PC ou iPhone e aparelhos com Android).
Proton Pass
O Proton Pass é o gerenciador de senhas, chaves de acesso e tokens de autenticação em dois fatores da empresa de proteção digital mais famosa pelo cliente de emails. A conta gratuita permite a realização das funções básicas de um programa desse tipo, com alguns benefícios próprios.
Imagem: Divulgação/Proton
Sem exigir o uso de cartão de crédito no cadastro, esse programa permite salvar logins, notas e dispositivos de forma ilimitada. Ele funciona em apps para navegador, PC ou dispositivos móveis e ainda oferece funções como alertas para senhas fracas ou reutilizadas, 10 aliases para você esconder o seu email e um gerador de códigos de acesso.
Se você estiver em busca apenas de um autenticador de senhas para gerar e guardar os códigos de dois fatores, o Proton agora tem um aplicativo separado e grátis para PC e celulares que realiza essa função.
KeePass
Se você é um usuário mais experiente em cibersegurança e prefere um serviço mais rústico em interface e operação, o KeePass é uma alternativa possível e também elogiada no setor. Além de gerar e gerenciar senhas, ele é um programa de código aberto e com algoritmos poderosos de criptografia.
Essa ferramenta gratuita é bastante leve e opera de forma totalmente offline. Isso significa que todos os conteúdos armazenados no gerenciador de senhas não ficam guardados em um servidor e não saem do seu dispositivo, reduzindo bastante as chances de vazamento ou roubo de credenciais. Até mesmo a chave-mestra dele é protegida na hora da digitação, evitando ataques de keyloggers.
Imagem: Divulgação/KeePass
O KeePass pode ser transportado em dispositivos USB para você logar em outros computadores, mas funciona apenas no Windows de forma oficial. Apesar de não tem extensões oficias para navegadores e nem aplicativo para dispositivos móveis, entretanto, ele possui o suporte para aplicativos e plugins desenvolvidos por terceiros que são mantidos pela comunidade.
Quer se manter informado sobre as principais novidades em proteção digital e cibersegurança, incluindo lançamentos da indústria e crimes virtuais? Confira a seção especial no site do TecMundo sobre o tema!