
01 ago Final explicado de Delírio: Entenda desfecho da série colombiana da Netflix
A Netflix continua acertando no lançamento de séries cheias de reviravoltas, tensas e que prendem o assinante do início até o fim. A trama da vez é Delírio, produção colombiana que vem chamando a atenção no catálogo da plataforma de streaming.
A nova série começa no início dos anos 1980, acompanhando o professor universitário Fernando Aguilar, interpretado por Juan Pablo Raba. Ele acaba de retornar à Bogotá depois de uma curta viagem para se encontrar com a esposa, Agustina Londoño (Estefanía Piñeres), que está passando por uma crise psicótica.
Delírio é uma série original da Colômbia
Agustina está trancada em um quarto de hotel, atordoada, desorientada e aterrorizada, e também sem saber tudo o que aconteceu durante os dias em que o marido esteve longe. A única coisa que ela sabe é que algo não está certo. Logo, Delírio mergulha em uma exploração das linhas tênues entre a memória e a loucura.
Com apenas oito episódios, a minissérie conta a história em várias camadas, deixando muitas pessoas intrigadas. Vamos entender, então, o desfecho de Delírio, a mais nova série original da Netflix?
Delírio é uma série colombiana e original da Netflix;A série fala sobre uma “loucura” que passa por várias gerações de uma família;A trama acompanha a história de Agustina, uma mulher que sofre de crises psicóticas;Os delírios da protagonista também aconteciam com seu pai no passado;As crises são desencadeadas por traumas.
Família Londoño
A protagonista sofre de surtos psicóticos
Enquanto Fernando Aguilar tenta descobrir o que aconteceu com a esposa, a tia dela, Sofía, conta uma história que atravessa as gerações da família Londoño. O que acontece é que Sofía é irmã de Eugenia, mãe de Agustina, e elas cresceram juntas em uma fazenda. Quando eram crianças, Nicolás, o pai delas, começou a ouvir ruídos estranhos e sempre perguntava se mais alguém escutava.
A descrição dele sobre o som dizia que era como “uma velha sem dentes sussurrando em seu ouvido“, ou ainda “uma cadeira sendo arrastada no corredor“. Blanca, sua esposa, dizia que se tratava de uma doença de ouvido, mas ele não acreditava. Os ruídos começaram a prejudicar sua vida, já que ele era pianista e precisava de silêncio.
Quando Eugenia disse ao pai que também estava ouvindo os sons, ele disse que “um dia todos nós vamos morrer e parar de ouvir qualquer som“. Pouco tempo depois, o corpo de Nicolás é encontrado sem vida no lago da fazenda da família, e Blanca obrigou as filhas a mentir sobre o caso, dizendo que elas deveriam contar às pessoas que ele voltou para a França.
Eugenia, no entanto, começou a mentir de forma compulsiva, mostrando perder completamente a noção do que era mentira e o que era real. Então, a série sugere que o sangue da família Londoño carrega traços de “loucura”, pois outros casos são contados em flashbacks na trama. Agustina, inclusive, sofre com delírios desde criança.
A minissérie conta com oito episódios na Netflix
O caso de Midas
A série Delírio também nos apresenta ao personagem Midas (Juan Pablo Urrego), um amigo de escola por quem Agustina se apaixonou. O jovem, no entanto, se envolveu com a criminalidade ainda na adolescência, e na vida adulta começou a lidar com investimentos.
Midas envolveu a família Lodaño em seus esquemas, e como resultado vemos um caos acontecendo, inclusive incidentes com assassinato. Quando Midas é orientado a se esconder da polícia na fazenda da família, o caso se relaciona com as crises de Agustina.
O que, afinal, causou as crises em Agustina?
Ainda no primeiro episódio, Aguilar retorna de uma viagem com os filhos e encontra a casa vazia, e logo descobre que Agustina está em um hotel. Em uma mensagem na secretária eletrônica, ele ouve ela gritando “ele me deixou“.
Antes da viagem, ele disse à esposa que viajaria sem ela para poder criar um vínculo com os filhos que tem com a ex, Marta, mas Agustina sempre achou que iria junto. Somente no último episódio de Delírio descobrimos o que aconteceu.
Quando Aguilar saiu com os filhos, Agustina recebeu a ligação da mãe a convidando para uma festa de aniversário na fazenda da família. Lá, ela ouviu uma conversa sobre o descontentamento da presença de Midas por lá.
A série mostra que os problemas vêm de família
Durante a festa, Agustina fica ao lado de Midas, e após conversar com outros integrantes da família, ela acaba revelando um trauma que viveu: ela engravidou de Midas na juventude, mas foi obrigada pela mãe a abortar. Anos depois, já casada com Aguilar, ela perde outro bebê.
Em uma briga familiar, ela escuta do próprio irmão uma frase que desencadeou a crise psicótica: “graças a Deus você nunca foi mãe“. Naquele momento, ela começa a enxergar insetos rastejando no corpo e na comida, e ouve vozes que a fazem acreditar que todos estão rindo dela. Midas pede que um capanga fique com ela no hotel e ligue para Aguilar.
Como Delírio termina?
Aguilar procura Midas, que está escondido, e ele é visto saindo de um mercado carregando frutas e verduras. Midas pergunta por Agustina, e o marido responde que agora ela está melhor. O amigo pede que o marido cuide da esposa e desaparece.
Já em casa, Aguilar se reencontra com a esposa, eles se beijam e tudo parece ficar bem. Porém, agora o marido sabe que a esposa é uma pessoa “quebrada” e precisa aceitar essa condição.
Todos os oito episódios da minissérie Delírio estão disponíveis na Netflix.