Polícia Civil de SP desmonta ‘megacentral’ de golpes de telemarketing em SP

A Polícia Civil desmantelou uma megacentral de golpes instalada em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, nesta quinta-feira (31). A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e na condução de cerca de 60 pessoas à delegacia para prestar depoimento.

A ação foi coordenada por agentes da 2ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco). No local, funcionava uma central de marketing fraudulenta em plena atividade, com “funcionários” aplicando golpes em tempo real contra vítimas reais.

Leia mais: Novo ‘Vírus do Pix’, GhostSpy foca ataques em celulares Android no Brasil

O esquema foi descoberto após a denúncia de uma vítima que relatou ter sido enganada ao contratar um suposto serviço de assessoria para renovação da carteira de habilitação. O contato havia sido feito por meio de um aplicativo de mensagens ainda não identificado.

A megacentral de golpes funcionava como uma empresa normal, com metas, distribuição de tarefas e gratificações por desempenho. (Fonte: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo/Reprodução)

Segundo a polícia, a estrutura da fraude imitava a de uma empresa convencional, com divisão de tarefas, metas e premiações para os colaboradores com melhor desempenho.

Aproximadamente 50 pessoas foram levadas à delegacia para esclarecimentos. Durante a apreensão, as autoridades recolheram 50 computadores, celulares e diversos documentos utilizados nas operações ilícitas.

Megacentral movia diferentes golpes

Dentro da central, foram identificadas pelo menos sete empresas fraudulentas diferentes, cada uma especializada em um tipo de golpe, incluindo:

Falsas negociações de juros em empréstimos consignados;Simulação de financiamentos bancários;Serviços falsos de regularização de CNH.

De acordo com a Polícia Civil, os responsáveis pelas empresas já possuem diversos boletins de ocorrência registrados contra eles. A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia Cerco Sul e segue em andamento.

Confira: Estudo sugere que donos de iPhones são mais desleixados com segurança

Vítimas da quadrilha são orientadas a procurar a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência.

Quer se proteger de golpes cada vez mais sofisticados? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe nossas dicas de segurança digital e cobertura completa sobre crimes cibernéticos e fraudes no Brasil.