
04 ago Protótipo cancelado de Windows Phone com duas telas aparece em site de leilão
A história da Microsoft com celulares parece ter se encerrado, mas com frequência ainda surgem detalhes sobre projetos cancelados da companhia. A novidade mais recente nesse campo apareceu nos últimos dias e envolve um Windows Phone que quase saiu no fim da linha da plataforma, mas também acabou descontinuado apesar de ter empolgado a comunidade pelos rumores.
O Windows Central encontrou no comércio eletrônico chinês GooFish a listagem de um protótipo da Microsoft para o Andromeda. Esse é o codinome de um celular de duas telas com Windows que seria lançado pela Microsoft por volta de 2018, mas acabou descartado pela fabricante.
Imagem: Reprodução/GooFish
A venda no site de leilões traz imagens até então inéditas desse aparelho. Os protótipos não estão na melhor das condições de preservação e não há detalhes sobre como eles foram encontrados, mas o pouco material disponível ajuda a preencher esse capítulo perdido da história mobile da Microsoft.
O que sabemos dos protótipos de duas telas da Microsoft
O projeto Andromeda, nome provisório e que possivelmente seria trocado no lançamento comercial, foi a tentativa da Microsoft de permanecer no mercado de smartphones com um aparelho de visual diferenciado. Em vez de ser dobrável ou manter o formato convencional, ele teria duas telas de mesmo tamanho “coladas” entre si uma ao lado da outra por uma dobradiça.
A ideia por trás do Andromeda era ser um aparelho misto entre celular e computador de bolso. Ele teria suporte para reconhecer escrita cursiva e o uso de caneta Stylus para navegar ou anotar;O desenvolvimento desse aparelho provavelmente atingiu o ponto mais avançado entre 2017 e 2018;O modelo teria uma câmera traseira e outra frontal, com um espaço para recarga sem fio da caneta Surface Slim Pen. O acabamento seria de metal e ao menos duas cores foram identificadas (preta e um tom de laranja que parece o cobre);Imagem: Reprodução/GooFishUm dos protótipos tem um formato diferente e possivelmente foi criado e descartado em uma fase anterior do projeto, com um acabamento externo de tecido, maior comprimento e um botão Home físico escondido sob a tela, dando mais espaço para o conteúdo;O sistema operacional do aparelho seria o também não lançado Windows Core OS, em uma variante que permitiria o uso do aparelho de duas telas em múltiplos formatos — tanto com o conteúdo ocupado todo o display quanto abrindo aplicativos em apenas um dos paineis;Os recursos da plataforma identificados nas imagens incluem outros elementos do Windows, como a assistente pessoal Cortana (que já não existe mais), um Menu Iniciar e a tela de bloqueio;Ao menos um dos modelos Andromeda teria ainda um sensor secundário monocromático no esquema de câmeras, que seria usado para ajudar a escanear objetos em 3D. Isso seria útil em uma possível integração com o headset HoloLens e programas da atualização Windows 10 Creators Update;
O que aconteceu com o Andromeda (e com o Windows Phone)?
Ao longo dos anos, o Andromeda foi passando de rumor e possível lançamento da Microsoft para um projeto que parecia ter os dias contados. Tanto o sistema operacional otimizado quanto o dispositivo teriam sido descartados pela Microsoft por volta de 2018.
O principal motivo especulado é o enfraquecimento do Windows Phone como um todo no período. O Lumia 650 foi o último smartphone da Microsoft com o próprio sistema operacional, lançado em fevereiro de 2016, isso depois de alguns anos da companhia já insatisfeita com os rumos nesse mercado.
Imagem: Reprodução/GooFish
A solução encontrada pela companhia foi redesenhado o Andromeda com o sistema operacional Android. O aparelho de duas foi lançado em 2019 como Surface Duo, já com a nomenclatura da linha de tablets e notebooks da empresa e com algumas modificações nos protótipos que foram achados no site chinês.
A companhia chegou a lançar também um Surface Duo 2, mas sem tanto alarde e críticas mistas. A Microsoft descartou novas gerações do smartphone de tela dupla e agora se restringe ao fornecimento de softwares e serviços para dispositivos moveis.
Sabia que a Microsoft fez 50 anos agora em 2025? Confira e relembre alguns dos produtos e serviços mais marcantes dessa trajetória neste especial do TecMundo!