ChatGPT incentivará pausas em conversas longas e será mais imparcial em decisões delicadas

O ChatGPT vai começar a sugerir pausas se perceber que o usuário está conversando por muito tempo com o assistente. A novidade faz parte de um pacote de atualizações que busca incentivar o uso seguro e saudável da inteligência artificial.

“Nós construímos o ChatGPT para ajudá-lo a prosperar do jeito que quiser: para progredir, aprender algo novo, ou resolver um problema, e depois voltar para sua vida. Nosso objetivo não é reter sua atenção, mas permitir que você a use bem“, explicou a OpenAI em um artigo publicado nesta segunda-feira (4).

Confira: Pesquisadores descobrem técnica para obter dados protegidos de chatbots, como o ChatGPT

De acordo com a empresa, o ChatGPT não foi criado para tomar decisões no lugar do usuário, mas sim para auxiliar na organização de ideias, esclarecimento de dúvidas e construção de conceitos. Por isso, o modelo passa a contar com medidas que promovem o uso equilibrado e que buscam identificar sinais de fragilidade emocional.

O ChatGPT agora vai lembrar você de tirar pausas de conversas com a IA. (Fonte: OpenAI/Reprodução)

As principais mudanças incluem:

Envio de alertas sugerindo pausas quando o usuário passa muito tempo interagindo com o ChatGPT;Ajustes no modelo para adotar postura mais imparcial ao abordar decisões pessoais delicadas, como o fim de um relacionamento;Treinamento do modelo para detectar sinais de delírio ou dependência emocional.

Essas novas funcionalidades são desenvolvidas com o apoio de médicos, pesquisadores e consultores de aproximadamente 30 países. Entre os especialistas envolvidos estão clínicos gerais, psiquiatras, pediatras e outros profissionais da saúde, que colaboram com a OpenAI para avaliar e aprimorar as ferramentas de detecção de comportamento preocupante.

A OpenAI reforça que o ChatGPT não substitui um profissional de saúde mental. Apesar de poder adotar uma persona empática, o modelo funciona de forma probabilística e não garante sigilo. Caso você precise de apoio emocional, procure ajuda humana, como o atendimento do Centro de Valorização da Vida (disque 188).

Leia mais: ChatGPT remove recurso que mostrava conversas privadas no Google

Quer acompanhar todas as novidades sobre inteligência artificial e tecnologia? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos, atualizações e tendências que impactam o seu dia a dia digital.