
05 ago Final explicado de Meu Ano em Oxford: Entenda desfecho do filme da Netflix
Um dos filmes mais recentes da Netflix vem deixando os assinantes encantados e devastados ao mesmo tempo. Meu Ano em Oxford, nova trama de romance da plataforma de streaming, conta a história de uma estudante norte-americana que viaja à Inglaterra para realizar um sonho, e o final disso tudo conta com uma reviravolta inesperada. A produção é baseada em um livro de mesmo nome da autora Julia Whelan.
No longa, conhecemos a história da personagem Anna De La Vega (Sofia Carson), uma estudante de Nova York que entra para a Universidade de Oxford para fazer mestrado em poesia. Lá, ela conhece Jamie Davenport (Corey Mylchreest), seu professor, por quem se apaixona. O intuito dos dois era apenas se divertir, já que os planos dela era voltar para os Estados Unidos, e o dele continuar lecionando na cidade.
Mas como estamos falando de um romance, é claro que os sentimentos começam a falar mais alto, deixando tudo mais difícil. É quando o filme nos apresenta a uma reviravolta devastadora. Entenda o que acontece no final de Meu Ano em Oxford!
Meu Ano em Oxford Meu Ano em Oxford é adaptado do romance homônimo de Julia Whelan;O filme conta a história de Anna, uma jovem dos EUA que começa a fazer mestrado na Universidade de Oxford;Lá, ela conhece Jamie, um professor de poesia;Eles se apaixonam, mas algo muito grave acontece;O final do longa é um pouco diferente do livro.
Meu Ano em Oxford: como o filme termina?
Nos primeiros minutos de Meu Ano em Oxford, pensamos se tratar de um filme que fala sobre duas pessoas diferentes, com visões distintas sobre a vida, que se apaixonam. Com isso, consequentemente, vemos Jamie evitando Anna para não se engajar em um relacionamento um pouco mais sério.
E logo descobrimos o real motivo disso. Enquanto Anna começa a achar que ele tem outra pessoa, Jamie está, na verdade, em cuidados paliativos contra um câncer terminal. Assim como aconteceu com o próprio irmão anos antes, a doença vem se espalhando rapidamente e ele escolheu não se tratar, já que não há uma cura para a condição rara.
Com isso, Jamie, que também desenvolveu sentimentos fortes por Anna, implora para que ela o esqueça e continue seguindo sua vida, agora que falta pouco para ela retornar aos Estados Unidos e conquistar o tão desejado emprego na famosa firma Goldman Sachs. Anna, no entanto, não hesita em ficar e passar os últimos dias do amado ao lado dele.
Sofia Carson protagoniza a série como Anna.
Apaixonados e mesmo sabendo o que o destino reservava a eles, o casal ainda sonhava com uma viagem juntos pela Europa. Porém, Jamie acabou contraindo pneumonia, doença que se agravou rapidamente devido à fraqueza de seu sistema imunológico.
Então, após a morte de Jamie, Anna fez questão de honrar o desejo de ambos e fez a grande viagem pela Europa sozinha. Por fim, ela não voltou à Nova york e decidiu seguir com o seu sonho e viver da literatura. Ela se torna professora de poesia em Oxford e, em sua primeira aula, também leva um bolo para a turma, assim como Jamie havia feito.
O final é igual ao do livro?
Os fãs do livro não deixaram de notar que o final de Meu Ano em Oxford foi alterado no filme. No romance de Julia Whelan, Jamie passa por um tratamento experimental depois de se recuperar da pneumonia, ganhando mais tempo para viajar pela Europa com Anna. Já no longa, isso não acontece e ele morre antes de poder fazer a viagem.
Muitas pessoas não gostaram da escolha para o final, mas tanto Sofia Carson quanto Corey Mylchreest defenderam o destino dos personagens, pois faz muito mais sentido para Jamie realmente realizar tudo o que dizia à Anna sobre não querer se tratar.
Corey Mylchreest como Jamie
“Mesmo que esteja claro que a Anna está sozinha no final, deixamos as coisas um pouco ambíguas porque queríamos que o filme terminasse com esperança. Por isso mostramos eles vivendo tudo aquilo juntos”, diz Carson, que também é uma das produtoras do romance. “A ideia de vida após o amor e vida após a perda é algo realmente poderoso”.
Mylchreest também defendeu o final do filme, dizendo que o personagem teve a sua escolha respeitada de morrer nos próprios termos. “Você passa a entender melhor de onde Jamie vem, por que ele é como é e de onde vem a força para ele pensar da forma que pensa“, diz o ator.
O filme Meu Ano em Oxford é uma produção original da Netflix.