
07 ago Marvel se contradiz e quebra regra de viagem no tempo dos Vingadores no MCU
Disponível na íntegra no catálogo da Disney+, Olhos de Wakanda é uma animação que explora o universo do Pantera Negra de diversas maneiras. Além de mostrar várias encarnações do super-herói, a série também explora alguns conceitos de viagens temporais em seus roteiros.
Enquanto o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) não é nenhum estranho ao conceito, a maneira como ele é explorado na animação destoa de trabalhos passados. Especialmente quando levamos em consideração os eventos de Vingadores: Ultimato, a maneira como a série trabalha com essa questão parece quebrar uma regra que um dia foi considerada “inquebrável” pela Marvel Studios.
Como Olhos de Wakanda quebra regra “inquebrável” do MCU
Em Vingadores: Ultimato, os maiores heróis do mundo precisam voltar ao passado para obter as Joias do Infinito e, assim, finalmente conseguir derrotar Thanos. No entanto, o Dr. Bruce “Hulk” Banner deixa muito claro que, mesmo que o passado seja alterado, isso não vai resultar em mudanças no presente.
Banner afirma que o passado dos heróis é imutável, e qualquer mudança feita por eles vai resultar na criação de realidade paralelas;Isso explica porque os protagonistas simplesmente não voltaram ao passado para derrotar Thanos antes de ele obter as Joias do Infinito;No entanto, Olhos de Wakanda destrói totalmente essa noção ao apresentar os eventos de seu quarto capítulo;Nele, uma versão futurística do Pantera Negra volta aos anos 1800 para deter um parasita que vai destruir a Terra 500 anos no futuro;Ele cumpre essa missão e, ao voltar para seu tempo de origem, descobre a realidade totalmente alterada.
Com isso, Olhos de Wakanda parece desfazer totalmente a teoria apresentada pelo Hulk em Vingadores: Ultimato. No entanto, a situação não mostra necessariamente que o personagem estava errado. Conforme a Marvel Studios já provou anteriormente, viagens no tempo são um tema com regras bastante flexíveis, dependendo do tipo de história que ela deseja contar.
Marvel já quebrou a própria regra algumas vezes
Enquanto o caso de Olhos de Wakanda chama a atenção pelo fato de a série ser nova, a Marvel Studios já quebrou suas regras de viagem no tempo nas duas temporadas de Loki. Nelas, a TVA (Autoridade de Variação Temporal) provou várias vezes que é possível alterar linha dos tempos, reescrevê-las e destruí-las completamente.
A manipulação feita pelo grupo vale até mesmo para a “linha do tempo sagrada”, que controla os eventos principais do MCU. Na prática, até mesmo o próprio Ultimato quebrou essas regras ao mostrar uma versão mais velha de Steve Rogers aparecendo no presente — quando, segundo os ensinamentos de Banner, ele deveria envelhecer em uma realidade paralela.
Em outras palavras, a “regra inquebrável” do MCU é que, quando o roteiro demanda mudanças na cronologia oficial, “não há regras”. E convenhamos: a trama de Ultimato não seria muito menos divertida caso fosse formada por uma simples viagem no tempo em que tudo o que Thanos fez é desfeito em questão de segundos.
Os episódios de Olhos de Wakanda já estão disponíveis no Disney+, assine e confira!
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!