
07 ago Powerbank explode e causa pânico em voo de SP para a Holanda; veja o vídeo
Em mais um caso envolvendo carregadores portáteis, um powerbank explodiu durante um voo internacional na última quarta-feira (06). O voo, que saiu de São Paulo com destino a Holanda, parecia normal até os passageiros sentirem um forte cheiro de fumaça, fogo, e a confusão começar.
A cena foi registrada pela jornalista Simone Malagoli, que gravou os momentos de pânico a bordo da aeronave. Ela conta que os tripulantes estavam dormindo até ouvirem um barulho, e logo depois o voo foi tomado por uma fumaça, fogo, e correria. “O pessoal começou a gritar: ‘fogo, fogo, fogo! fire!’, e o pessoal começou a ficar apavorado, porque a gente achou que estava pegando fogo na turbina, no motor, no porão”, comentou Simone.
Entenda: Power bank pega fogo durante voo e obriga avião a fazer pouso de emergência na China
Comissárias de bordo conseguiram apagar o incêndio com auxílio de extintores presentes no voo, e a situação se estabilizou. No momento em que o episódio ocorreu, a aeronave da companhia holandesa KLM sobrevoava o oceano, e apesar do forte susto, nenhum passageiro ou profissional ficou ferido.
Voo da KLM de São Paulo para Amsterdã tem fumaça a bordo após um Power Bank pegar fogo dentro da mochila de um passageiro
Ação rápida dos comissários evitou o pior e o fogo foi combatido com extintores, e a aeronave pousou normalmente no Schiphol pic.twitter.com/fVFwqzStPz
— AEROIN (@aero_in) August 6, 2025
Como o powerbank explodiu no voo?
A causa do incêndio foi a explosão de um carregador portátil, os famosos powerbanks. Quando carregados, esses dispositivos oferecem horas de energia para os usuários carregarem outros equipamentos, como smartphones, tablets, etc. Para prevenir acidentes, a maioria das empresas libera carregadores de até 100Whr (cerca de 27.000 mAh).
Inúmeros incidentes envolvendo carregadores portáteis e explosões em voos foram relacionados nos últimos anos;Algumas companhias aéreas asiáticas estão restringindo o transporte desses componentes em voos;Diversas outras empresas permitem que o viajante carregue um powerbank desde que esteja na bagagem de mão, nunca na despachada;Geralmente, os carregadores portáteis utilizam baterias de íon-lítio, que possuem certa propensão a esquentar.
As baterias de íon-lítio podem causar a chamada ruptura térmica e explodir devido ao superaquecimento. Quando uma dessas baterias encosta na outra, pode causar um tipo de descarga que também se transforma em uma explosão, seja ela pequena ou grande.
Descubra: Anker fará recall mundial de 5 powerbanks por risco de superaquecimento; confira lista
Para mais informações sobre carregadores portáteis e aeronaves, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada.