
09 ago 5 jogos de ciência para aprender brincando
Os videogames são uma das formas de entretenimento mais populares do mundo, e não é à toa que essa se tornou uma das indústrias mais lucrativas. Nos últimos anos, até jogos educativos passaram a contribuir com o aprendizado de crianças e jovens; inclusive, alguns jogos de ciência são usados como atividades escolares.
De acordo com uma especialista da Universidade Carnegie Mellon, B. Reeja Jayan, até jogos populares como Minecraft podem servir como ferramenta educacional, pois são fáceis de aprender e capazes de ensinar conceitos científicos avançados.
Descubra: Jogos para smartphones podem contribuir em pesquisas científicas
Os jogos de ciência abrangem diferentes disciplinas, como matemática, biologia e outras, e estão disponíveis em diversas plataformas. Alguns foram desenvolvidos por educadores e pesquisadores, explorando o lado lúdico da ciência, enquanto outros combinam muito entretenimento com aprendizado.
Dependendo do jogo, o jogador pode treinar cálculo mental, resolver problemas lógicos complexos ou até compreender fenômenos científicos. Pensando nisso, o TecMundo listou cinco jogos de ciência que crianças, jovens e até adultos podem aprender enquanto se divertem.
TabuÁgua – Matemática
O TabuÁgua é um jogo educativo brasileiro focado em matemática, mais especificamente no treino da tabuada de multiplicação. Lançado em 2016 pelo grupo Ludo Educativo (CDMF/FAPESP), o título transforma a memorização da tabuada em uma partida inspirada no clássico Batalha Naval.
Em vez de posicionar navios, cada jogador deve resolver contas de multiplicação para “atirar” e acertar as posições do time adversário na piscina. A mecânica é simples: se o jogador erra o cálculo, ele perde a vez de jogar.
TabuÁgua tem a proposta de ensinar matemática de uma forma mais divertida. (Fonte: Ludo Educativo)
O objetivo é derrubar todos os oponentes por meio das coordenadas corretas, e para isso é necessário calcular corretamente os produtos indicados nas linhas e colunas. Como é cronometrado, o jogo também estimula o raciocínio rápido.
“A batalha naval é um jogo popular que induz a imaginação e criatividade. O jogo TabuÁgua fomenta também o aprendizado da aritmética, auxiliando os estudantes no seu aprendizado da matemática”, disse o diretor do CDMF, professor Elson Longo, em comunicado oficial.
O TabuÁgua pode ser jogado diretamente no navegador, no site do Ludo Educativo, sem necessidade de instalação.
LightBot – Lógica de programação
O LightBot é um quebra-cabeça que ensina lógica computacional de forma intuitiva. Nele, o jogador controla um robô e precisa acender lâmpadas em determinados blocos do cenário. Mas ao invés de movimentar o robô diretamente, é preciso dar instruções passo a passo, usando comandos semelhantes aos de uma linguagem de programação visual.
Em cada fase, o LightBot apresenta desafios mais complexos que exigem planejamento e raciocínio lógico. O jogador deve usar um painel de ações com diferentes opções: andar, virar, pular, acender a luz e outros.
Os desenvolvedores criaram o LightBot para ajudar crianças e adolescentes a aprender programação de maneira mais simples. (Fonte: LightBot)
A ideia é que o jogador pode usar esse painel para montar uma sequência lógica que leve o robô até o destino e realize a tarefa. Se a instrução for errada ou estiver em ordem incorreta, o robô não completa o objetivo.
Ou seja, o jogo introduz conceitos de programação sem nenhuma linha de código, o que deixa mais acessível o aprendizado. LightBot está disponível para dispositivos Android e iOS, mas também oferece uma versão online.
Little Alchemy – Química
Little Alchemy é um jogo online que possibilita entender melhor química e ciências de materiais. O objetivo da aventura é combinar elementos básicos para formar substâncias e objetos mais complexos.
Você começa apenas com os quatro elementos clássicos, água, fogo, terra e ar, mas ao misturá-los de diferentes formas descobre novas combinações. Por exemplo, água e terra podem formar lama, fogo e água formam vapor, e assim por diante.
Ao combinar os elementos, novas composições serão adicionadas ao catálogo de Little Alchemy. (Fonte: Little Alchemy)
Cada novo item descoberto pode ser combinado com outros, como um efeito cascata. No total, são centenas de possíveis elementos e substâncias para encontrar.
Saiba mais: Aprenda sobre os elementos da Tabela periódica em menos de 1 minuto
O objetivo do título é possibilitar que o jogador aprenda noções de química básica e desenvolva o raciocínio científico durante a jogatina.
Little Alchemy pode ser jogado diretamente no navegador ou em dispositivos móveis.
Spore – Biologia e evolução
Em Spore, o jogador inicia controlando um organismo microscópico em um tipo de “sopa primordial”, onde ele precisa se alimentar e sobreviver. Conforme você acumula pontos, é possível adicionar partes nesse organismo, como nadadeiras, olhos, garras; a ideia é fazê-lo evoluir para formas de vida mais complexas.
O jogo passa por várias fases, desde o estágio celular da vida até o espaço; assim, o jogador aprende conceitos como mutação, adaptação ao ambiente, cadeia alimentar e mais.
Spore foi lançado em 2008, mas continua disponível para os jogadores. (Fonte: Steam)
O aspecto educativo de Spore está justamente em demonstrar visualmente a evolução das espécies. Por exemplo, ao equipar seu bichinho com um bico mais forte para quebrar sementes, ou pernas mais longas para fugir de predadores, o jogador percebe como certas características trazem vantagens de sobrevivência.
Apesar de não ser uma opção gratuita, o jogo vale a pena pela riqueza científica e pela aventura criativa. Spore está disponível para download na Steam.
Kerbal Space Program – Física e espaço
Kerbal Space Program é um simulador espacial realista em que o jogador gerencia um programa espacial de seres alienígenas: os Kerbals. O grande destaque do jogo é justamente a fidelidade aos princípios de física e astronáutica.
Você precisa montar foguetes peça por peça, calcular a quantidade de combustível, planejar o empuxo, definir os estágios de separação, lançá-los em órbita e assim por diante. Ou seja, a mecânica da aventura segue as leis da gravidade, com órbitas elípticas e demais conceitos da dinâmica no espaço.
Aprenda: Sobre a teoria da relatividade com um jogo desenvolvido pelo MIT [vídeo]
Não é à toa que o jogo foi adaptado para uso pedagógico em escolas, em uma versão não oficial chamada KerbalEdu.
Como é um título mais complexo, ele é mais indicado para adolescentes ou crianças um pouco maiores. Kerbal Space Program também não é gratuito, mas pode ser encontrado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e computadores.
Brinquedos também usam a tecnologia para estimular lógica, criatividade e curiosidade. Quer saber mais? Confira opções de brinquedos tecnológicos para crianças. Até a próxima!