Os cinco piores pais da história dos animes

Além de serem essenciais para a existência dos protagonistas de todos os animes, os pais presentes em diversas obras muitas vezes também servem para moldar suas personalidades e objetivos. No entanto, nem sempre isso acontece por motivos que são positivos para eles.

Em muitas histórias famosas, a figura paterna surge na verdade como uma má influência ou na forma de pessoas que definitivamente não deveriam ter filhos. Muitas delas inclusive viram o alvo do rancor ou até mesmo do ódio de suas crianças, que crescem renegando suas heranças e o DNA que habita seus corpos.

Os 5 piores pais da história dos animes

Dario Brando (Jojo’s Bizarre Adventure)

Dio Brando é um dos maiores vilões da história dos animes, se transformando inclusive em um vampiro para continuar atormentando a família de seu principal rival. No entanto, muita de sua personalidade macabra não existiria não fosse a influência de Dario, que o criou para ser um criminoso.

Presente no primeiro arco de Jojo’s Bizarre Adventure, ele é um alcoólatra viciado em jogos de azar que é abusivo tanto com Dio quanto com sua esposa. Um de seus atos de maldade é inclusive a razão pela qual, após sua morte, seu famoso filho conseguiu se infiltrar em meio à família Joestar.

Grisha Yeager (Attack On Titan)

Na primeira vez que vemos Grisha em Attack on Titan, ele aparece como um pai dedicado que se destaca em sua comunidade pelos conhecimentos médicos. No entanto, conforme a história do anime avança, descobrimos que ele esconde segredos muito mais sombrios do que aqueles que se encontram em seu laboratório.

Um Eldiano de origem, ele se infiltrou dentro das muralhas da Ilha Paradis e decidiu transformar seu próprio filho, Eren, em um titã. Para piorar as coisas, a história revela que ele fez tudo isso enquanto já tinha uma família anterior — mas foi um pai tão ruim que seu primeiro filho, Zeke, achou melhor trai-lo.

Gendo Ikari (Neon Genesis Evangelion)

Desde o começo de Evangelion, Gendo Ikari se mostra uma figura distante de seu filho Shinji, que vê como uma mera ferramenta para pilotar o EVA Unidade 01. No entanto, ele se torna uma figura ainda mais cruel por demonstrar que é capaz de ter afeto — só não por seu filho biológico.

Durante a série, isso se manifesta primeiramente em relação à jovem Rei, que parece ocupar um lugar que deveria ser de Shinji. No entanto, a obra logo revela que tudo não passa do fruto da obsessão doentia que ele desenvolveu por Yui, esposa falecida pela qual ele está disposto a sacrificar toda a humanidade, caso isso possa trazê-la de volta à vida.

Shou Tucker (Fullmetal Alchemist)

Na primeira vez que vemos Shou em Fullmetal Alchemist, ele aparece como uma figura bastante simpática que ajuda os protagonistas em sua missão. Completando a imagem de um pai de família dedicado, ele vive com sua jovem filha Nina, que sempre está acompanhada pelo fiel cachorro Alexander.

No entanto, logo os irmãos Elric descobrem que o personagem esconde um lado bastante sombrio. Não somente ele obteve sua licença como alquimista ao transformar sua esposa em uma quimera, como também decidiu repetir o experimento ao destruir a vida daqueles que haviam restado como parte de sua família.

Mitsumasa Kido (Cavaleiros do Zodíaco)

Embora Mitsumasa Kido não seja listado como um vilão por Cavaleiros do Zodíaco, ele se destaca por ser um pai muito longe do ideal. Em sua missão de ajudar a proteger o mundo, o milionário decidiu fazer filhos em aproximadamente 100 mulheres diferentes espalhadas pelo mundo.

Não somente isso, como ele manteve escondida sua identidade como pai das crianças, que anos depois recrutou como órfãs. Depois de uma infância na qual eram praticamente escravas de Saori Kido, elas tiveram que passar por provações mortais para obter armaduras — e, como se isso não fosse suficiente, também tiveram que participar de um torneio mortal lutando entre si.

Enquanto todas essas decisões contribuíram para o bem da humanidade, é fácil imaginar caminhos mais fáceis para esse objetivo ser alcançado. Pelo menos ele parece ter sido um bom avô adotivo para Saori, que parou de tratar os Cavaleiros do Zodíaco mal depois de transformar em uma jovem adulta.

Menção honrosa: Goku (Dragon Ball)

Goku não é um pai mal intencionado, tampouco expõe seus filhos a provações que não acredita serem impossíveis de superar. O principal defeito do protagonista de Dragon Ball é que ele simplesmente não entende que a vida vai além das lutas e do treinamento para ficar mais forte.

Assim, se levarmos em consideração o ditado de que “pai é quem cria”, a série faz com que Gohan tenha uma relação mais saudável com Piccolo do que com aquele que o trouxe ao mundo. Já Goten passou vários anos sem conhecer o próprio pai e, quando isso aconteceu, já parecia ter desenvolvido uma maior proximidade com Trunks e com seu pai, Vegeta.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!