
11 ago Exército dos EUA lançará loja virtual para quem quiser comprar drones
Em um movimento diferente, o exército dos Estados Unidos pretende criar uma loja para compra de drones no mesmo estilo da Amazon. Liberada somente para militares, o marketplace visa facilitar a aquisição de sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) e terá supervisão do Escritório Executivo do Programa de Aviação das Forças Armadas.
O sistema dos militares será responsável por filtrar e classificar esses drones por preço e performance. De modo similar ao marketplace da Amazon, os oficiais poderão pesquisar, comparar características e escolher o modelo que mais atenderá o uso do exército, seja para testes ou operações oficiais.
Saiba mais: Conheça o sistema de defesa aéreo que vai defender a Ucrânia dos drones russos
A coronel Danielle Medaglia, gerente de projetos de UAS, explica que a plataforma terá drones que realmente cumprem com o prometido. Lá, os compradores terão informações mais detalhadas sobre alcance, resistência, cargas úteis e capacidade desses sistemas, que tem gerado dúvidas nos soldados.
Drones se tornaram um importante aliado nas batalhas modernas (Imagem: GettyImages)
Por que os militares querem uma loja de drones?
Um dos principais motivos para a criação da loja de drones para os militares é contornar as burocracias que envolvem a aquisição desses modelos pelo Pentágono. A centralização da compra, por meio de uma plataforma desse tipo, fará com que comandantes e oficiais tenham produtos de maior qualidade e rápida implementação disponíveis.
Essa iniciativa também vem da necessidade de aumentar a velocidade na aquisição de itens usados amplamente no cenário global;A demora nos processos de aquisição envolvendo o Pentágono se tornou uma crítica comum para atender as necessidades do campo de batalha;O exército norte-americano tem como principal inspiração o marketplace de tecnologias de defesa criado pela Ucrânia, o Bravel Market.
Vale reiterar que os civis não terão acesso a essa loja de drones dos militares estadunidenses. Os drones vendidos na loja também serão especiais, com funcionalidades específicas para conflitos militares.
Entenda: Prefeitura de Diadema compra drone que dispara gás lacrimogêneo contra “bailes funks”
Para saber mais sobre drones e tecnologia militar, fique de olho no site do TecMundo.